OPORTUNIDADE

Canada Intercambio busca empreendedores no Brasil

Canada Intercambio busca empreendedores no Brasil

ExpoCanada em São José do Rio Preto, amanhã, dia 30 de novembro, traz novidades em estudos, trabalhos, carreiras e empreendedorismo no Canadá e no Brasil

ExpoCanada em São José do Rio Preto, amanhã, dia 30 de novembro, traz novidades em estudos, trabalhos, carreiras e empreendedorismo no Canadá e no Brasil

Publicada há 4 anos

De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os empregos informais chegam a 41,4% da força de trabalho ocupado no país. Agora, a categoria de trabalhadores por conta própria também apresentou recorde na série histórica, com 24,4 milhões de pessoas nesta condição, um aumento de 4,3% quando comparado com mesmo período do ano passado. Desse total, 4,9 milhões tem CNPJ, ou seja, registro como empresa, e 19,5 milhões não têm. Um cenário oportuno para quem desejar investir em um novo negócio.

A Canada Intercambio vai realizar no próximo dia 30 de novembro, sábado, a ExpoCanada em São José do Rio Preto. Entre diversos assuntos que serão apresentados sobre estudos, trabalhos, imigração, o sócio-fundador da Canada Intercambio, Ed Santos, está buscando empreendedores para representar a Canada Intercambio em São José do Rio Preto. Vale lembrar que não se trata de franquia, pois não há valor de investimento inicial e nem cobrança de quaisquer taxas. O empreendedor ganhará com o desenvolvimento de seu negócio. É um novo modelo que a Canada Intercambio está adotando no país para expandir sua presença em território nacional. Em 2018, a Canadá Intercâmbio faturou CAD$ 5 milhões e a perspectiva é fechar o ano com 20% de aumento em vendas.

O evento será realizado no Hotel Nacional, rua Prof. Carlos Ibanhez, 35 – São José do Rio Preto – SP, das 13:00 às 17:00. Participação gratuita e limitada. Para garantir entrada, o interessando deve se inscrever no site: www.expocanada.com.br.

 ExpoCanada - Os principais assuntos que serão discutidos na palestra, são: os desafios e oportunidades no país; cases de sucesso (imigração de formas distintas); como se qualificar no Canadá através de estudo (high school, college, entre outros); a volta do profissional qualificado ao Brasil;  imigração através de estudos – processos imigratórios (passo a passo da imigração, processos, prazos e custos).

ExpoCanada itinerante

Diversos programas de estudos - De acordo com a última pesquisa divulgada no início deste ano pelo IRCC – Departamento Federal de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá – o número de estudantes internacionais com permissão para estudar no país atingiu 572.415 em 31 de dezembro de 2018. O Brasil ocupou a sétima posição dos países com mais estudantes no Canadá com 13,835, com crescimento de 17% quando comparado ao ano de 2017. E a maioria dos estudantes que viajaram para o exterior em 2018, ou seja, 84,7% dos intercambistas, de acordo com a pesquisa da Belta – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio – tinham como objetivo aperfeiçoar o inglês. A duração do intercâmbio de dois a três meses foi o mais realizado, segundo a pesquisa, respondendo por 59% das viagens. Em números gerais, o público feminino foi responsável por 62% dos intercambistas. E os jovens entre 18 e 21 anos foram os responsáveis por 26,4% dos negócios fechados.

 A escolha dos intercambistas do Centro-Oeste, de acordo com a Belta (abaixo gráfico), não foi diferente. Cerca de 34% dos viajantes foram para o Canadá em busca de aperfeiçoar o inglês, já a procura por uma graduação foi responsável por 20,4%.

São vários os fatores que levam os brasileiros a optarem por realizar um intercâmbio: aperfeiçoar o inglês; ter uma vivência intercultural; autoconhecimento; amadurecimento pessoal; ter mais autonomia pessoal; potencializar o currículo acadêmico; ampliar o capital social e criar chances de empregos tanto no Brasil como no exterior.

O Canadá é o país mais desejado pelos intercambistas, com 31,6%, de acordo com a Belta. E a escolha é baseada em vários benefícios oferecidos pelo país: câmbio favorável; país anglofalante, qualidade de vida, facilidade no processo de visto, além de adotar políticas que favorecem os estudantes internacionais combinarem atividades de estudo e trabalho. "O Canadá é um país que oferece inúmeras oportunidades, além do inglês, como: high school, carrer college (curso técnico), college, universidades, trabalho e empreendedorismo. A partir do college, todos abrem oportunidade para que deseja migrar para o Canadá. E neste evento, traremos diversas autoridades educacionais e empresariais para apresentarem o funcionamento de cada setor canadense", afirma o sócio-fundador da Canadá Intercâmbio, Ed Santos.

E para quem deseja ter uma conversa com mais detalhes sobre imigração, o Ed Santos - que é também especialista em imigração, reconhecido e diplomado por diversas entidades canadenses – estará para atender ao público. 

Emprego e imigração para o Canadá - De acordo com pesquisas de 2017 da francesa OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – o Canadá foi considerado o país mais educado desde o início de suas pesquisas em 2010, com 56,7% dos adultos canadenses com alguma graduação ou curso técnico (pós ensino médio). Canadá está 16% acima da média da OCDE e 10% maior que os Estados Unidos. Atualmente, é avaliado como uma das 10 maiores economias do mundo.

Segundo os últimos dados divulgados, em 2018, pela Statistics Canada (o censo canadense), o país tem mais de 37 milhões de habitantes, sendo que quase 50% deles são imigrantes.  De acordo com o Relatório Anual do Parlamento Canadense sobre Imigração de 2018 (Annual Report Parliament on Immigration), 93% dos imigrantes falam inglês ou francês. De outubro de 2017 a junho de 2018, o número de pessoas que aplicou para imigração aumentou mais de 130%. Em 2018, o Canadá admitiu 159,262 mil novos residentes permanentes pelo programa Classe Econômica, através do aplicativo de sistema de gestão Express Entry. Ainda este ano, o governo planeja admitir 176 mil residentes permanentes pela via de classe econômica. Entre 2016 e 2017, estudantes e visitantes contribuíram com mais de CAD 31 bilhões para economia canadense.

Para movimentar toda sua economia, como em qualquer país, o Canadá precisa sim de profissionais, com inglês fluente (algumas províncias exigem também o francês), mas reconhecidos e regulamentados de acordo com suas leis. "A perspectiva do Canadá é aumentar os níveis anuais de imigração para 340 mil até 2020 e reduzir o processo que demora hoje, 24 meses, para um ano apenas. Em torno de 80% do crescimento populacional é resultado da imigração", comenta Ed.

Atualmente, o país enfrenta dois grandes problemas: baixa natalidade e aumento de idosos. A quantidade de residentes com mais de 65 anos chega a 18% da população total. Para tentar resolver esta questão, o governo canadense pretende aumentar o número de imigrantes em 1 milhão até 2021.

últimas