DESTAQUES

Retrospectiva 2019: confira o que foi notícia no mês de junho

Retrospectiva 2019: confira o que foi notícia no mês de junho

Relembre as matérias mais marcantes de 2019 noticiadas por O Extra.net

Relembre as matérias mais marcantes de 2019 noticiadas por O Extra.net

Publicada há 4 anos

Família de jovem Jalesense com leucemia faz campanha para encontrar doador de medula 

Uma família do município de Jales está com a campanha “O Lucas precisa de você”, como uma forma de incentivar a população de toda região ao cadastramento no banco de doação de medula óssea, em busca de alguém que possa ser totalmente compatível com o jovem de apenas 19 anos que enfrenta o câncer pela segunda vez.

Em 2015 o jovem Lucas Favre foi diagnosticado com LLA (Leucemia Linfóide Aguda), na época fez o tratamento necessário com quimioterapia e radioterapia, após dois anos passando por procedimentos, o menino recebeu a cura.

Depois de quase dois anos 'curado', no final do mês de maio deste ano, a família percebeu que ele não estava se sentindo bem, e decidiram ir ao hospital para ver o que estava acontecendo, quando um diagnóstico voltou a assombrar a vida de Lucas, sendo que a doença retornou ainda mais agressiva.


Pais sabiam de raríssimo caso de ‘bebês siameses’ desde o pré-natal  

Os pais dos “bebês siameses”, que nasceram na última terça-feira, 25, são moradores do Jardim Paraíso, zona leste de Fernandópolis e tinham ciência do estado das filhas desde o pré-natal. A confirmação foi obtida pela reportagem deste jornal diário com exclusividade. Por enquanto eles não querem se identificar e nem mesmo se manifestar sobre o nascimento. 

O caso é tão raro que desde a fundação da Santa Casa de Fernandópolis em 1949, local onde ocorreu o parto, não se registrou situação similar. Nascimento comoveu médicos, enfermeiros e funcionários do hospital. 

As crianças, do sexo feminino, foram transferidas para o Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto para receber atendimento especial que a peculiaridade exige. 

Ainda não há informações oficiais sobre o estado de saúde dos bebês. Elas estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva e, segundo nota oficial, daquela unidade hospitalar, como não há autorização de pai e mãe, o hospital não divulga informações sobre os pacientes. A Vara da Infância e Juventude de Rio Preto proibiu qualquer imagem ou divulgação de informações das crianças.

O complexo Fundação da Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme) realizou outros três atendimentos a gêmeos siameses em sua história, dois pelo Hospital de Base e um, pelo HCM. O primeiro foi em 2006. As gêmeas nasceram no dia 2 de abril de 2006, em Penápolis, e morreram três meses e dois dias depois no HB. No dia 14 de março de 2008, gêmeas nasceram no HB, morrendo duas horas. E no dia 18 de março de 2014, gêmeas nasceram no HCM, morrendo no dia 30 de março.


Bolsonaro libera comércio para funcionar em qualquer horário. MP já está em vigor 

Uma Medida Provisória-MP assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 30 liberou o horário de funcionamento do comércio (e de qualquer outra atividade empresarial). 

Editada sob o número 881/2019, a MP indica que é possível a realização de atividade econômica em qualquer dia ou horário da semana. Essa norma não vale unicamente para o empreendedorismo individual, sem utilização de empregados, mas também nas hipóteses em que exista a contratação de mão de obra, visto que o inciso II menciona expressamente a ideia de “produzir e empregar”. De modo que as condições para o exercício do trabalho deverão ser observadas, inclusive a delimitação da jornada laboral.


Pessuto nomeia advogado para “administrar” Fernandópolis por 15 dias; vice não assume

Um Decreto subscrito pelo prefeito André Pessuto-DEM, datado do último dia 11, nomeou o advogado e procurador jurídico João Ignácio Pimenta Júnior para exercer as funções administrativas da Prefeitura de Fernandópolis. Pela nomeação, Pimenta Júnior ficou autorizado pelo prefeito a prover os cargos públicos e expedir os demais atos referentes a situação funcional dos servidores; prover os serviços e obras da administração pública e organizar os serviços internos das repartições criadas por lei, sem exceder as verbas para tal destinadas. 


Bebê morre no útero; familiares culpam falta de anestesista na Santa Casa 

Assim que Uliana Ferreira da Silva, de 29 anos, parou de sentir que seu bebê em gestação estava se movendo, seus instintos lhe disseram que havia algo errado. Antes disso, durante a semana passada, a mulher, sentindo fortes dores, procurou atendimento na Santa Casa de Fernandópolis por conta de suas preocupações, mas os médicos que a avaliaram informaram que estava tudo bem e que ela poderia voltar para casa.

No entanto, na manhã de segunda-feira, 24, seu bebê, que receberia o nome de Heitor, morreu no útero e nasceu natimorto enquanto ela estava com 40 semanas de gravidez. A mãe culpa uma série de erros do hospital. 

Em contato com Suze Mara Campanholo, tia de Heitor, a reportagem de O Extra.net foi informada de que Uliana teve uma gestação normal, sem complicações, e que o bebê estava saudável. “Estamos arrasados. Lamentável o que aconteceu. Ela teve dores a semana toda. Sabia que algo estava errado. Ia até o hospital (Santa Casa), a medicavam e depois a mandavam pra casa. No final de semana, as dores da minha cunhada aumentaram. Os médicos falaram que ela ia precisar passar por uma cesariana porque não tinha dilatação, porém, não havia nenhum anestesista de plantão. Até às 21h de domingo, o bebê estava vivo, mas em razão de complicações, meu sobrinho morreu dentro do útero da mãe, na manhã desta segunda-feira”, destacou Suze.

O corpo de Heitor, ainda de acordo com Suze, foi encaminhado para Rio Preto, onde passou por autopsia. Com o laudo médico em mãos, os pais do menino irão registrar um boletim de ocorrência. Na manhã de ontem, dia 25, Heitor foi sepultado no Cemitério da Saudade, em Fernandópolis. 


Prédio do Distrito Industrial pega fogo 

Um incêndio de grandes proporções atingiu um dos prédios situados no Distrito Industrial de Ouroeste. 

Agora, às 21h30, há relatos de populares informando-nos que as chamas provêm do barracão onde funcionava a indústria Ferrame e que atualmente pertence ao empresário Carlos Garrincha. Informações de presentes ao local indicam que até o momento da postagem da matéria não havia a presença de Bombeiros, que havia sido solicitada


Casal morre em acidente; filho de 8 anos em estado grave 

Um grave acidente de trânsito ocorrido por volta das 17:00 horas deste domingo, 2, tirou a vida de um casal e deixou uma criança de oito anos gravemente ferida.

De acordo com informações colhidas pela reportagem do site Votuporanguense  Votunews, por volta das 17:00 horas uma carreta de uma usina transportando vinhaça transitava pela Rodovia Péricles Bellini - sentido Votuporanga a Cardoso.

No trevo de acesso ao município de Parisi, o motorista de uma caminhonete Chevrolet S10 de cor branca teria tentado cruzar a pista, sendo atingida pela carreta. Com o violento impacto, a carreta fez um "L", atingindo a traseira de um outro veículo Renault Sandero que seguia sentido contrário. Nenhum ocupante do Sandero se feriu. Já o motorista da caminhonete teve morte confirmada no local, a sua esposa foi socorrida pela USA do SAMU, mas morreu a caminho da Santa Casa de Votuporanga. O filho do casal de oito anos de idade feriu-se gravemente, ele foi socorrido por uma ambulância. 


Família Arakaki doa ar-condicionado para todas as salas de aula da escola ‘Koei Arakaki’ 

A EMEF “Koei Arakaki” ganhou um presente especial na comemoração aos seus 20 anos, a escola recebeu na manhã desta terça-feira, 19, a visita da família Arakaki, que doou 28 aparelhos de ar-condicionado, que serão instalados em todas as salas de aula da unidade escolar.

A notícia foi divulgada pela família durante o “Araiá do Koei”, na manhã desta terça-feira e muito comemorada pelos alunos, professores e pais das crianças. Vários familiares de Koei Arakaki estiveram na festa, entre eles o seu filho, senhor Kosuke Arakaki (conhecido como Luiz Arakaki).

A diretora da escola, Adriana Valéria do Rosário Souza, contou que há cerca de um ano foi realizada uma avaliação institucional e os alunos apontaram o desejo de que as salas fossem climatizadas. Depois disso, uma comissão formada por ela, os professores André e Mariângela e a assessora pedagógica Aparecida Godoy procuraram a família Arakaki em busca de ajuda e prontamente foram atendidos com a doação dos aparelhos de ar-condicionado.


Mulher surda é flagrada pelo marido, também surdo, com amigo (com surdez). Resultado: tentativa de homicídio e flagrante 

Uma ocorrência peculiar foi registrada pela Polícia Militar no último domingo, 02. O caso envolve uma tentativa de homicídio e acabou resultando na prisão em flagrante de uma mulher e na hospitalização da vítima.

O fato ocorreu no bairro CDHU de Cardoso e teve início quando o marido, surdo, após breve ausência de sua casa, flagrou, no retorno, a mulher - também deficiente auditiva - em envolvimento sexual com um amigo da família. Detalhe: o "amigo" também é portador de surdez.

O marido, irritado com a conduta da companheira, acabou desferindo um soco contra uma janela de vidro, lesionando a mão direita, sendo necessário atendimento médico junto ao Pronto-Socorro.


Delegado da DIG detalha como adolescente esquartejou jovem: ‘desejava matar para ver como é’ 

O jovem de 17 anos que confessou ter esquartejado uma adolescente de 16 anos em Araraquara disse à Polícia Civil que “desejava matar para ver como é”. Esse foi o principal motivo do crime contra a vítima que foi escolhida ao acaso. O suspeito e a namorada, que ajudou no transporte das partes do corpo, foram apreendidos na segunda-feira, 10.

Segundo o delegado Fernando Bravo, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), ambos não demonstraram arrependimento. “Ele contou que a parte do corpo guardada na casa dele era um troféu. Pouco antes de deixar a delegacia, disse que não estava arrependido. A namorada apresentou algum arrependimento na frente da mãe, mas quando ela estava com a gente até dava risada do que estava acontecendo”.

A estudante Yasmin da Silva Nery foi encontrada durante a tarde. Ela estava desaparecida desde domingo (9). A polícia ainda procura por partes do corpo que foram jogadas na rede de esgoto. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) devem auxiliar as buscas nesta terça-feira (11).

Segundo o delegado, familiares da estudante contaram que o último contato dela tinha sido com um adolescente. Ele foi encontrado e apresentado na delegacia na presença do pai.

“Inicialmente ele estava muito nervoso, começou a apresentar versões contraditórias. Saímos com diligências e,chegando na casa onde ele mora com a mãe, ele já começou a nos dizer que realmente ia falar a verdade e acabou por confessar que tinha matado”, disse o delegado.

De acordo com Bravo, o adolescente contou que após o crime cortou o corpo da jovem e espalhou pela cidade. “Conseguimos encontrar uma parte do tronco e um pedaço da perna na casa dele. Cabeça e outros membros estavam em uma represa. E outras partes foram jogadas dentro de uma galeria de esgoto. Estamos trabalhando para recuperar essas partes”.

Ainda segundo o delegado o suspeito confessou que agiu sozinho. “Mas foi apurado depois que ele tinha uma namorada que o auxilou no transporte das partes do corpo e jogou na represa. Ela também foi apreendida e ambos serão apresentados aos Ministério Público nesta manhã”, disse Bravo.

últimas