ALTA
Miguel, que recebeu um coração novo, terá alta nesta sexta
Miguel, que recebeu um coração novo, terá alta nesta sexta
Ele foi a oitava criança a receber um transplante de coração no Hospital de Criança e Maternidade de Rio Preto
Ele foi a oitava criança a receber um transplante de coração no Hospital de Criança e Maternidade de Rio Preto
Miguel recebeu um novo coração no HCM no dia 31 de janeiro
Da Redação
O pequeno Miguel, de 5 anos, transplantado do coração no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto, vai ganhar alta médica nesta sexta-feira, 6. Ele é oitavo paciente que recebeu um novo coração infantil no hospital. A criança passou 35 dias internada depois da cirurgia realizada pela equipe médica, no dia 31 de janeiro. Morador de Pereira Barreto, Miguel ficou internado quatro meses na UTI cardiopediátrica do HCM por ter a taquicardiomiopatia, uma disfunção do coração secundária à arritmia, que colocava em risco a sua vida.
O doador do coração que bate no peito de Miguel foi um garoto de 9 anos, morador de Itajaí, cidade de Santa Catarina, a 900 quilômetros de Rio Preto. Como em todo transplante de coração em que doador e receptor são separados por grandes distâncias, este exigiu uma luta contra o tempo, já que o período entre a retirada e o transplante deve ser de, no máximo, quatro horas.
O Hospital da Criança e Maternidade e o Hospital de Base forma um dos complexos que mais realizam transplantes de órgãos e tecidos do Brasil, sendo referência para todo o país. Desde 1992, quando ocorreu o primeiro transplante na Funfarme, somam mais de 5.200 transplantes de coração, pâncreas, córneas, rins, fígado e medula. Destes, 112 foram de transplantes de coração em adultos e crianças.
Rio Preto é a única cidade a realizar transplantes de coração de crianças do interior do Brasil. Os outros centros transplantadores localizam-se em capitais de Estado.
Fonte: Diário da Região