CELEBRAÇÃO

Missas serão sem procissão e com senhas em cidade da região

Missas serão sem procissão e com senhas em cidade da região

Idosos, doentes crônicos e pessoas com sintomas foram orientados a não ir

Idosos, doentes crônicos e pessoas com sintomas foram orientados a não ir

Publicada há 4 anos

Da Redação 

A Catedral de Rio Preto terá oito missas nesta quinta-feira, 19, dia do padroeiro da cidade, São José. Todas elas terão a distribuição de senhas para até cem pessoas. A decisão atende normas do Decreto Municipal que determina o cancelamento de eventos com aglomerações com mais de cem pessoas. A participação de instituições nas missas e a procissão foram canceladas em virtude das restrições.

A primeira missa está programada para as 8h. A segunda celebração será às 10h e, no período da tarde, a solenidade está marcada para as 16h. Nesses dois últimos horários haverá três missas simultâneas em locais diferentes do complexo da Catedral. "Em cada local, haverá o controle de acesso especificado", afirma nota publicada pela igreja. A procissão após a missa das 16h foi cancelada. Já a última celebração está programada para as 19h30.

De acordo com o comunicado, os fiéis podem escolher o horário que achar melhor, mas todos ficam sujeitos à distribuição de senhas. "Fiéis que costumam participar de mais de uma celebração no dia devem escolher apenas um horário para participar, não impedindo a participação de outras pessoas que queiram celebrar a eucaristia nos demais horários disponíveis", pede a Catedral. Em anos anteriores, foram realizadas quatro missas no dia do padroeiro.

Outra alteração adotada pela Catedral é evitar qualquer tipo de contato físico entre membros da igreja e devotos. Todas as oito missas serão sóbrias, ou seja, sem as bênçãos específicas tradicionais da festividade. Na celebração das 10h, não haverá a cerimônia cívica em comemoração ao aniversário da cidade, como houve nas celebrações anteriores.

A igreja também pede a compreensão dos devotos para não receber hóstia na boca, e sim na mão. "Não haverá a saudação da paz de Cristo em nenhuma das celebrações", informou. "Aos fiéis que participarem, pedimos que higienizem as mãos com álcool em gel assim que entrarem nos espaços celebrativos. O produto será disponibilizado pela própria Catedral."

RESTRIÇÕES 

Idosos, pessoas que possuem alguma doença crônica, principalmente pulmonar, são orientados a não comparecer. A igreja também pede que pessoas com sintomas de resfriado ou gripe não compareçam nas celebrações. "Devem obedecer às normas de isolamento e restrição de acesso a locais públicos e onde haja aglomeração de pessoas, e não participar de nenhuma celebração", afirma o comunicado.

As restrições também foram estendidas a todas as paróquias da região, em nota oficial divulgada nesta quarta. "Aos finais de semana, em algumas paróquias, onde o número de fiéis excede o previsto, a solução é aumentar o número de missas".

Os fiéis idosos em situação de vulnerabilidade ou em grupo de risco devem evitar as atividades religiosas, segundo o comunicado. Presbíteros, diáconos permanentes, religiosos e religiosas com mais de 60 anos foram autorizados a ficar em casa. As atividades da catequese infanto-juvenil devem ser suspensas. Reuniões e quermesses também foram adiadas.

TEMPLOS

Nos templos evangélicos, a decisão de igrejas com inúmeros templos em Rio Preto, como Congregação Cristã no Brasil, Assembleia de Deus, Batista e Presbiteriana, foi suspender os cultos e atividades extras por tempo indeterminado. No caso da Presbiteriana, por exemplo, os pastores realizam desde o dia 15 cultos on-line transmitidos por meio do YouTube. A suspensão contra a possível propagação do coronavírus também foi adotada pela Associação Espírita Allan Kardec. Já a pentecostal Universal até o fechamento deste texto mantinha os cultos com restrição de público.

Os fiéis idosos em situação de vulnerabilidade ou em grupo de risco devem evitar as atividades religiosas

últimas