Sede do Hospital Lar Santa Catarina na Providência de Deus registrou os primeiros casos na cidade. Foto: Divulgação
Da Redação / SBT Interior
A Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus anunciou nesta sexta-feira, 1 à noite que 35 dos 64 pacientes atendidos em uma comunidade terapêutica, em Jaci-SP, testaram positivo para a covid-19. Eles têm entre 18 e 40 anos e grande parte está assintomática.
A testagem coletiva foi feita após alguns dos homens que tratam a dependência química apresentarem sintomas leves da doença como febre baixa e tosse.
“Além dos recuperados, um funcionário que atua como cuidador também testou positivo”, disse ao sbtinterior.com, o Frei Francisco Belotti, presidenta da Associação.
Por causa do volume de exames, as amostras para a testagem do tipo RT-PCR - que é mais precisa do que os testes rápidos – foram coletadas na comunidade terapêutica e, depois, levadas para análise no laboratório do Hospital de Base, em Rio Preto.
“Quando recebemos os resultados dos exames, imediatamente, isolamos todos os positivados”, explicou Frei Francisco Belotti. Os pacientes foram levados para a Casa de São Benedito, que também é mantida pela associação.
Todos cumprem quarentena e são monitorados por uma equipe multidisciplinar com médico infectologista, clínico-geral, psiquiatras e enfermeiros.
“Desde que começou a questão do avanço do vírus na região, a gente constituiu uma postura que é a de enfrentar, acolher e cuidar de quem precisa. É a nossa missão”, afirmou o Frei.
ESTATÍSTICAS
Os resultados envolvendo os pacientes ainda não entraram para a estatística oficial de Jaci.
O último boletim epidemiológico, divulgado nesta quinta-feira (30), apontava que a cidade tem 27 casos positivos, sendo oito já recuperados. A próxima atualização deve superar 63 casos.
A Prefeitura de Jaci informou que está ciente sobre os casos registrados na comunidade terapêutica, mas que nenhuma medida complementar deverá ser tomada neste momento, já que todos os pacientes estão isolados na zona rural e sem contato com o restante da população.
DOAÇÕES
A Associação Lar São Francisco de Assis mantém, em Jaci, um complexo de saúde com hospitais, clínicas de atendimento psiquiátrico e comunidades terapêuticas.
Todos os trabalhos são mantidos pelo SUS e as obras precisam de doações de material de higiene e limpeza; roupas de cama e banho; cobertores e blusas de frio.
Quem quiser ajudar pode ligar para (17) 3283-9070 ou acessar www.franciscanosnaprovidencia.org.br.
Fonte: https://sbtinterior.com/