Da Redação
O Rotary Internacional, dentre várias e importantíssimas campanhas, tem, através de todos os Rotary clubs, investido para a erradicação da poliomielite, com a Pólio Plus. A “Hepatite Zero” é a sua atual campanha, para a erradicação, com a mobilização mundial, através da ABPH – Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, que provê toda a assistência, de forma gratuita, às pessoas diagnosticadas. A Hepatite é uma epidemia crescente, atingindo mais de 500 milhões de pessoas infectadas pelo vírus. Uma doença silenciosa, que pode ser classificada em A, B, C, D e E, sendo que os tipos B e C são as mais perigosas.
A Hepatite C é transmitida principalmente por via sanguínea e é a grande preocupação do Rotary Internacional, atuando diretamente na campanha de erradicação, principalmente para as pessoas acima de 40 anos, que já se submeteram a procedimentos cirúrgicos, que receberam doação de sangue ou fizeram tatuagem. A chance de cura está em diagnosticá-la a tempo de efetivo tratamento. Surge, então, a importância de se fazer urgentemente o teste, que além de rápido, é gratuito. O Rotary Club de Ouroeste recebeu da ABPH 600 kits. Com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu sua colaboração com tão importante campanha, investindo na divulgação, esclarecimentos e realizando cadastro para coleta de exames, no último dia 29, na praça de eventos “Sarinha Veloso”.
O presidente do Rotary Club de Ouroeste, José Carlos dos Santos, o “Carlão”, esclarece que a campanha continuará, devendo o interessado procurar a UBS de seu bairro e solicitar o teste e outros esclarecimentos e, para que a erradicação tenha êxito, que o faça o mais rápido possível. O importante é estar bem informado.
A ABPH disponibiliza site e páginas de relacionamento social com todos os esclarecimentos.