CORONAVÍRUS

Edinho pede a Doria reavaliação para levar região à fase amarela

Edinho pede a Doria reavaliação para levar região à fase amarela

Prefeito de Rio Preto pediu ao governo do estado que as reclassificações do Plano São Paulo sejam semanais

Prefeito de Rio Preto pediu ao governo do estado que as reclassificações do Plano São Paulo sejam semanais

Publicada há 3 anos

Prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo - Marcos Morelli/Prefeitura de Rio Preto

Da Redação

Em meio a protesto de empresários dos setores de bares, restaurantes, academias e salões de beleza, o prefeito Edinho Araújo encaminhou ao governador João Doria nesta terça-feira, 25, um pedido para que o governo estadual reclassifique a região na fase 3 (amarela) já na próxima sexta-feira, 28. O prefeito argumenta que a ocupação de leitos está abaixando na região.

No documento, o prefeito diz ao governador que Rio Preto está na fase laranja desde 1º de junho e solicita a revisão e reclassificação das fases por semana e não por quinzena, uma vez que, segundo ele, os dados têm mostrado que é necessária maior flexibilização e agilidade.

No pedido, Edinho cita que houve redução de 20% das notificações de síndrome gripal nas últimas semanas, e os novos casos de Covid caíram 30%. Considerando os últimos 14 dias, o documento fala em queda maior que 15% e redução de 34% da média móvel de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Edinho destaca ainda a estabilização da variação de mortes na comparação com os últimos 15 dias, além da redução de atendimentos nas unidades de atenção básica de saúde (queda de 16%) e internações, que nos últimos sete dias vêm se mantendo abaixo de 75% em ocupação de leitos.

Caso o Estado decida manter Rio Preto na fase laranja, o prefeito pede a possibilidade de ampliar o atendimento ao público para 6 horas em vez das 4 horas propostas na etapa do Plano São Paulo.

Mais cedo O Extra.net mostrou que a região, se considerados os números desta terça-feira, não estaria apta para avançar de fase.

últimas