Da Redação
A EMEF Francisco Alves de Oliveira, de Estrela d’Oeste, teve nota 6,9 no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica -, e ficou acima da média e estadual e da região. O IDEB é o principal indicador de qualidade dos sistemas educacionais brasileiros. Em 2019 apontou que a evolução nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), que já era bem avaliado, saltou de 6,3 para 6,6 pontos, no estado de São Paulo.
A nota do IDEB é calculado com base nas médias da prova brasil (SAEB) e fluxos de aprovação, reprovação e abandono escolar, extraídos do censo.
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a prefeitura de Estrela d’Oeste, incentivou a participação de todos os alunos, inclusive aqueles com necessidades especiais que compareceram em sua totalidade.
A nota do IEB de Estrela d’Oeste sofreu decréscimo de 0,1 na média com relação ao a avaliação de 2017. Segundo a Secretaria de Educação, a queda ocorreu em razão do fluxo de migração que vem acontecendo no município e região. A análise da proficiência em língua portuguesa e matemática apontou que os alunos estão classificados acima da média dos municípios da região e do estado.
CONFIRA
Língua Portuguesa
Estrela d'Oeste - 262,67
Região - 239,02
Estado - 242,63
Matemática
Estrela d'Oeste- 235,90
Estado - 223,44
Região - 223,72
“Temos plena consciência de que ainda há muito que fazer para melhorar ainda mais o nível de aprendizagem de nossos alunos. Por isto, continuaremos incentivando e buscando oferecer a formação continuada dos professores e gestores. Nosso agradecimento a todos trabalhadores da educação envolvidos no processo de formação integral dos educandos da rede municipal de ensino de Estrela d'Oeste”, disse Rute de Oliveira, secretária de Educação do município.
EMEF Francisco Alves de Oliveira: nota no IDEB supera média da região