ELEIÇÕES 2020

Confira o que é permitido e quais são as restrições no dia da votação

Confira o que é permitido e quais são as restrições no dia da votação

Para evitar a propagação da covid-19, diversas medidas foram implantadas

Para evitar a propagação da covid-19, diversas medidas foram implantadas

Publicada há 4 anos

Eleições acontecem neste domingo, 15 - Foto: Agência Brasil

Da Redação/SBT

Neste domingo, 15, cerca de 148 milhões de brasileiros vão às urnas escolher os novos representantes para os cargos de prefeito e vereador em mais de 5 mil municípios em todo o país. Diferentemente das eleições anteriores, o pleito deste ano enfrenta inúmeros desafios que, em grande parte, foram provocados pela pandemia do novo coronavírus

Entre as restrições e as novidades implantadas para evitar a propagação da doença, está a mudança na data das eleições. Inicialmente, o primeiro turno estava marcado para ocorrer em 04 de outubro e, nos locais em que houver segundo turno, no dia 25 de outubro. No entanto, após o Congresso Nacional aprovar uma emenda constitucional, o pleito foi adiado. 

Segundo estimativas dos especialistas consultados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em novembro os números de novos casos de covid-19 estariam caindo em grande parte do país. Atualmente, o Brasil registra mais de 160 mil mortes, embora diversas regiões apresentem queda na transmissão da doença. 

Para reduzir as chances de contaminação, o TSE ampliou o horário das eleições. Desse modo, os eleitores podem comparecer aos locais de votação no período da 7h até às 17h. Quem tiver mais de 60 anos, terá preferência até às 10h. 

O uso de máscaras de proteção também é obrigatório. Aos eleitores que não têm condições para comprar ou esqueceram o item de segurança em casa, o TSE vai disponibilizar 3,5 milhões de máscaras nas seções eleitorais de todo o país.

Visando diminuir a formação de filas e reduzir as aglomerações, o TSE suspendeu a identificação biométrica neste ano. Com isso, os eleitores devem comparecer aos locais de votação portando um documento original com foto e levar uma caneta de casa para assinar a presença. 

Nas seções, mesários estarão com máscaras e viseiras plásticas. Além disso, haverá marcações com fitas para apontar o distanciamento de um metro entre os eleitores na fila. A Justiça Eleitoral também vai disponibilizar álcool em gel para higienização das mãos antes e depois da votação. 

Quem estiver impossibilitado de votar, poderá justificar a ausência por meio do aplicativo e-Tíulo. O TSE ainda recomenda que quem apresentar sintomas do novo coronavírus ou que esteja com febre no dia das eleições, não compareça à votação. 


Fonte: sbtinterior.com

últimas
as mais lidas