NA REGIÃO
De São João das Duas Pontes com candidatura única até Valentim Gentil com cinco postulantes: veja o quadro na região
De São João das Duas Pontes com candidatura única até Valentim Gentil com cinco postulantes: veja o quadro na região
Confira os candidatos na microrregião de Fernandópolis e Valentim Gentil
Confira os candidatos na microrregião de Fernandópolis e Valentim Gentil
Gustavo Jesus
Eleitores da microrregião de Fernandópolis e Valentim Gentil, área de abrangência de O Extra.net, também vão até as urnas neste domingo, 15, para escolher prefeitos e vereadores para o mandato 2021-2024.
Tirando Fernandópolis, os 48.913 eleitores da região e Valentim Gentil vão escolher entre 31 postulantes ao cargo máximo do Executivo. Em São João das Duas Pontes o resultado já é conhecido, com a candidatura única de Zé Mamão (PSDB).
Valentim Gentil, com cinco candidatos – condição histórica no município -, é a cidade com mais postulantes à cadeira de chefe do Executivo, hoje ocupada pelo candidato à reeleição Adílson Segura.
Em Macedônia e Indiaporã (Lene Marsola e Elaine Rocha respectivamente), as atuais mandatárias não poderão concorrer à reeleição, e depositam as suas fichas em aliados (Nico em Macedônia e Adérito em Indiaporã), para poder manter o poder dentro de seus grupos políticos.
Nos municípios de Meridiano, Pedranópolis, Estrela d’Oeste, Guarani d’Oeste, Populina, Turmalina e Mira Estrela, os atuais prefeitos tentarão voltar ao Executivo. O único caso de prefeita que está em mandato e não tentará a reeleição é em Ouroeste, onde a alcaidessa Livia Oliveira deixará a Prefeitura após quatro anos.
OUTROS MUNÍCIPIOS DA REGIÃO
Os prefeitos de Votuporanga e Jales, João Dado (PSD) e Flá Prandi (DEM) respectivamente, não foram para a reeleição. Em Votuporanga João Dado, que fora alçado ao cargo pelo “grupão”, que domina a cena política local há pelo menos 20 anos, manteve um apoio discreto o candidato João Garcia, do Podemos.
A dupla Jorge Seba e Cabo Valter é a representante do grupo que tem como líderes o deputado estadual Carlão Pignatari e o ex-prefeito Júnior Marão. Seba foi candidato a prefeito em 1992, ficando em terceiro lugar com 6.066 votos.
Correndo por fora está o advogado Dr. Hery Kattwinkel, que aposta na condição de “terceira via” para derrubar os nomes apoiados pelos grupos antagonistas principais do pleito.
Situação diferente de Votuporanga vive Jales. Depois de uma eleição com candidatura única e um mandato que não cumpriu as expectativas, Flá Prandi saiu do cenário e abriu espaço para o empresário Luís Henrique Moreira (PSDB).
O tucano conta com o apoio maciço da comunidade jalesense e não deve ter dificuldades para derrotar Luís Especiato (PT) e Aílton Santana (PV).
O prefeito Ademir Maschio, em Santa Fé do Sul, será o único, ao lado de Pessuto, que tentará a reeleição nas quatro principais cidades da região – depois de Rio Preto. Por lá ele enfrenta Milaine Calazans, do Republicanos, Evandro Mura, do PSL – apoiado pelo deputado estadual Itamar Borges -, Antônio Gilzai, do Patriotas e Edson Ferreira do PCdoB.