TERCEIRA IDADE

PELC destaca importância do alongamento para idosos

PELC destaca importância do alongamento para idosos

Polo CDHU possui grupo específico para atender a terceira idade

Polo CDHU possui grupo específico para atender a terceira idade

Publicada há 3 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

Praticar atividade física na terceira idade é fundamental para prevenção de doenças e também para manter a qualidade de vida do indivíduo. O PELC (Programa Esporte e Lazer da Cidade) é uma importante ferramenta de acesso a várias opções de exercícios, tanto para crianças, jovens, adultos e também idosos.

No polo PELC CDHU, coordenado pelo professor Odivaldo de Assumpção, a agente fisioterapeuta Renata Fernandes oferece atividades de alongamento com grupos formados por idosos. Neste período de pandemia, são mantidos os protocolos de cuidados e distanciamento para evitar contaminação por coronavírus.

De acordo com a fisioterapeuta, a prática regular de alongamentos por idosos ajuda a atenuar os efeitos negativos relacionados ao envelhecimento, devido à associação de diversos benefícios, como aumento da flexibilidade dos músculos e articulações, redução das tensões musculares, prevenção de lesões, auxílio no retardo da perda natural e progressiva da flexibilidade. Também potencializa a sensação de autonomia e bem-estar, ativa a circulação promovendo mais disposição, fazendo com que seja mais fácil realizar algumas atividades diárias, como cozinhar, limpar e arrumar.

Os exercícios de alongamento para idosos ajudam o bem-estar físico e emocional, mas devem ser realizados com cuidado para evitar lesões. Por isso, é fundamental a consulta a um profissional de Educação Física ou Fisioterapia para realização das atividades de forma supervisionada.

Para mais informações, o PELC CDHU localiza-se anexo ao CCI (Centro de Convivência de Idosos), na avenida Aldo Livoratti, 3510.


últimas