MEIO AMBIENTE
Secretaria de Meio Ambiente orienta sobre a importância da coleta de óleo usado
Secretaria de Meio Ambiente orienta sobre a importância da coleta de óleo usado
Em 2020, programa de coleta seletiva do município arrecadou 630 litros do produto
Em 2020, programa de coleta seletiva do município arrecadou 630 litros do produto
SECOM - Prefeitura de Fernandópolis
Reciclar o óleo de cozinha é uma ação de grande importância, pois a capacidade poluente da substância é muito alta, desta forma o descarte do óleo não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação do solo e da atmosfera. Para evitar problemas é só adotar uma postura mais consciente, evitando usar óleo desnecessariamente e coletando o mesmo para a reciclagem.
A Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, desenvolve um programa para a coleta de óleo de cozinha saturado (já utilizado), que além da arrecadar o produto, orienta a população sobre o descarte correto.
Para participar, o ideal é colocar o óleo usado em uma garrafa de plástico transparente em um dos pontos de arrecadação: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, PEV (Programa de Entrega Voluntária) e nas escolas da rede municipal, que mesmo em período de pandemia e suspensão das aulas presenciais, continua recebendo o produto.
Em 2.020, segundo levantamento da SMA, foram coletados 630 litros de óleo usado. Todo material é repassado para a Escola Agrícola de Fernandópolis, para a produção de sabão.
Serviço:
Mais informações sobre o programa, basta ligar: 3463-9014.
ORIENTAÇÕES SOBRE O DESCARTE DO ÓLEO DE COZINHA USADO
Deixe o óleo esfriar
Não misture com água
Não precisa coar
Coloque em uma garrafa pet
Mantenha longe do fogo
Mantenha fora do alcance de crianças e animais
A reciclagem do óleo de cozinha usado pode produzir sabão, biodiesel, tintas e outros produtos, além de diminuir a poluição ao meio ambiente.