SECOM - Prefeitura de Fernandópolis
A Vigilância Epidemiológica de Fernandópolis iniciou no último final de semana o período de aplicação da segunda dose da vacina em combate ao coronavírus para os primeiros profissionais de saúde que foram imunizados no município.
O grupo prioritário, segundo calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, começou a receber a Coronavac, do Instituto Butantan, no último dia 20 de janeiro, quando os profissionais receberam a primeira dose e agora, com a nova aplicação, passam a ter a imunidade.
A IMPORTÂNCIA DA SEGUNDA DOSE
A pessoa que recebeu uma única dose pode não ter gerado a maturidade e memória imunológica para se proteger contra a doença. Desta maneira, só está imunizado aquele que passar pelos dois processos de vacinação. O período máximo para a aplicação da segunda dose da vacina do Butantan é de até 28 dias.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, segue o cronograma de vacinação do Estado, conforme grupo de prioridades e critérios estabelecidos pelo Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.
Destaque para o médico infectologista, Dr. Márcio Gagini, recebendo a segunda dose da Coronavac