Todos nós sabemos a importância de se estar bem e com saúde, sem problemas aparentes e nenhuma preocupação que nos tire o sono. Como é bom estarmos em paz, com o coração leve, a consciência tranquila, corpo e mente saudáveis. Que bom seria se todos os nossos dias fossem assim, não houvesse guerras e todos caminham unidos, sem medo, preocupações e sem os tantos obstáculos que mudam até mesmo nossos projetos e ‘matam’ nossos sonhos. Que bom seria se a vida tivesse as cores que pintamos e nada e nem ninguém pudesse tirar de nós o sentimento de alegria e entusiasmo...
Assim, como escreveu Marcial Salaverry, “Como seria bom se tivéssemos esse dom... De poder transformar a tristeza, em uma bela beleza...De ter a felicidade de poder todos os problemas resolver...”
Mas quando paramos para pensar e rever os acontecimentos de nossas vidas, notamos, claramente, que nem tudo são flores e que muitas vezes somos feridos pelos espinhos, somos atingidos por um turbilhão de acontecimentos indesejáveis e que tendem a nos fraquejar no percurso da caminhada. Por vezes nosso espírito sente-se pressionado, triste e até desanimado. Muitos problemas surgem, podem ser problemas financeiros, perdas de entes queridos, crises em um relacionamento, testes que nos colocam no limite, que parecem torcer nossa alma por completo, dores que não podem ser vistas, somente sentidas.
Com o passar dos anos e ao atingir a maturidade, vamos nos deparando com esses momentos desagradáveis e tristes, que nos impulsionam a ‘crescer’ e a aprender verdadeiramente grandes e valiosas lições.
É preciso entender que todos estamos aqui para sermos aperfeiçoados e na hora das dores e problemas temos duas opções bem distintas a tomar: podemos nos entregar, deixar ser vencidos, ou lutar para sair do vale em meio a tempestade e voltar a ver o brilho do sol, lindo e radiante. Passar pelas provações requer de nós, paciência e muita sabedoria. O exercício da perseverança habilita as pessoas a encarar a vida pelo ângulo da fé.
Não se entregue à dor. Lute, siga em frente, seja forte, você pode ser. Não aceite nada menos que ser feliz de verdade, encontre motivos para lutar e ser feliz. Dedique-se às boas causas, a fazer mais pelo próximo, construa um alicerce sólido em uma vida reta e pura, aprenda que o sofrimento, apesar de muito difícil, é essencial, para a boa moldura da alma, porque o sofrimento purifica, e enaltece a felicidade para aqueles que têm sabedoria, e sabe transformar dor em aprendizado, angústia em harmonia, desafio em superação.