SECOM - Prefeitura de Fernandópolis
Nesta terça, 15 de junho, foi comemorado o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O objetivo da data é sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.
Em Fernandópolis, o Programa Saúde do Idoso, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, trabalha a temática de orientação e prevenção da violência à pessoa idosa, com base no Estatuto do Idoso - Lei No 10.741/2003, alertando toda população para que tenha um olhar atento de cuidado e proteção às pessoas da terceira idade.
O Programa desenvolve durante todo ano diferentes ações, que são trabalhadas nas Unidades de Saúde do município e têm como objetivo garantir a Atenção Integral à Saúde das pessoas com 60 anos ou mais, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autonomia, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.
TIPOS DE VIOLÊNCIAS MAIS PRATICADAS CONTRA A POPULAÇÃO IDOSA:
Violência contra a pessoa idosa é qualquer ato, único ou repetitivo, ou omissão, que ocorra em qualquer relação supostamente de confiança, que cause danos ou incômodo à pessoa idosa.
- Abuso, maus tratos ou violência física são expressões que se referem ao uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar-lhes dor, incapacidade ou morte.
- Abuso, violência ou maus tratos psicológicos correspondem a agressões verbais ou
gestuais com o objetivo de aterrorizar os idosos, humilhá-los, restringir sua liberdade ou isolá-los do convívio social.
- Abuso ou violência sexual são termos que se referem ao ato ou jogo sexual de caráter homo ou hetero-relacional, utilizando pessoas idosas.
- Abandono é uma forma de violência que se manifesta pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares.
- Negligência refere-se à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. Essa é uma das formas de violência contra os idosos mais presente no país.
- Abuso financeiro e econômico consiste na exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou ao uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais.
- Autonegligência diz respeito à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesma.
Para realizar qualquer denúncia de violência contra idosos é só entrar em contato com o Disque 100 ou a polícia 190.