COVID-19

Tiãozinho propõe atendimento psicológico em atenção à saúde mental

Tiãozinho propõe atendimento psicológico em atenção à saúde mental

No requerimento, o vereador quer saber se existe um relatório elaborado sobre as condições psicológicas de profissionais

No requerimento, o vereador quer saber se existe um relatório elaborado sobre as condições psicológicas de profissionais

Publicada há 2 anos

Assessoria de Imprensa – Câmara de Ouroeste

O vereador Sebastião Carlos Silva, Tiãozinho, protocolou, nesta semana, um requerimento pedindo informações do Poder Executivo, por intermédio da Secretaria da Saúde, sobre o que se tem feito a respeito dos profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19, dos pacientes positivados e em isolamento e das famílias que perderam um ente querido decorrente da doença.

No requerimento, o vereador quer saber se existe um relatório elaborado sobre as condições psicológicas dos profissionais, dos pacientes e dos familiares que perderam membros da família. Ainda, se há um programa ou projeto em execução no município para acompanhamento e tratamento dos mesmos. Por último, caso não exista programa ou projeto, Tiãozinho quer saber se existe a possibilidade de sua criação, com a formação de corpo clínico composto por psicólogos e médicos psiquiatras para atendimento e acompanhamento de todos e também para atendimento ambulatorial junto ao hospital João Veloso.

De acordo com o vereador, os profissionais de saúde constituem um grupo de alto risco para o covid-19, por estarem expostos diretamente às pacientes infectados. São submetidos ao enorme estresse, seja no atendimento (contato) direto com pacientes, muitos em situação grave, e por assistirem o desespero familiar. Portanto, é importante considerar os impactos dessa epidemia na saúde física e, especialmente mental, geralmente, pouco perceptível dos trabalhadores de saúde.

A preocupação do parlamentar se estende ainda à pacientes em isolamento social, expostas igualmente ao adoecimento mental. “Tem sido muito freqüente a veiculação de notícias de agravamento e até morte de pacientes e isso abala psicologicamente os acometidos pelo coronavirus, e sabemos que o emocional ajuda na recuperação. Além de tudo, há também a necessidade de contratação de um médico psiquiatra para atendimento ambulatorial junto Hospital João Veloso, tendo em vista as diversas outras necessidades de tratamentos de doenças mentais que atingem a nossa população”, explicou Tiãozinho.

Reforma e adequação

A reforma e adequação dos banheiros públicos, foi outra solicitação do vereador Tiãozinho ao Prefeito Municipal.

 O vereador pede providências na reforma de adequação do banheiro público localizado na praça de eventos, muito utilizado por trabalhadores do comércio local (quiosques), munícipes que se deslocam dos bairros afastados para o centro, pelos freqüentadores dos quiosques, pelos feirantes e fregueses e também visitantes. 

Segundo constatou o vereador, o local encontra-se em condições precárias de utilização, tendo em vista que várias louças dos sanitários estão quebradas ou sem utilização, vazamentos de água, não há espelhos e materiais de higiene. Ele destaca ainda, a necessidade de adequação dos mesmos para a utilização de portadores necessidades especiais.

Tiãozinho aponta também, que o estado em que se encontram os banheiros, em especial, a falta de higienização, não admite sua perfeita utilização e ainda se tornou atrativo para a ocupação de vândalos e usuários de entorpecentes. Nesse sentido, é urgente a necessidade da reforma, bem como, posterior, designar de um vigia para guardar o local afim de evitar vandalismo e a mal utilização do local.

O vereador pediu informações do Poder Executivo a respeito dos profissionais que atuam na linha de frente contra a Covid-19

 



últimas