ECONOMIA

Taxas de juros caem em novembro, revela pesquisa do Procon

Taxas de juros caem em novembro, revela pesquisa do Procon

Após uma sequência de nove altas consecutivas no ano, tributos do cheque especial deram uma trégua neste mês

Após uma sequência de nove altas consecutivas no ano, tributos do cheque especial deram uma trégua neste mês

Publicada há 7 anos

Resultado de imagem para Taxas de juros caem em novembro, revela pesquisa do Procon


Da Redação


Uma pesquisa mensal sobre taxas de juros realizada pelo Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, no último dia 3 de novembro, aponta que, das seis instituições financeiras que fazem parte da amostra, uma elevou e outra reduziu a taxa do empréstimo pessoal e, todos os bancos pesquisados mantiveram a do cheque especial.

Neste mês, o Banco HSBC foi retirado da amostra em função do processo de incorporação ao Banco Bradesco.


Cheque Especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 13,56% ao mês, inferior ao mês anterior que foi de 13,72%, representando queda de 0,16 ponto percentual.


Todas as instituições que fizeram parte da coleta mantiveram suas taxas nesta modalidade. A alteração da média ocorreu devido à retirada do Banco HSBC da pesquisa.


Empréstimo Pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,51% a.m., inferior a do mês de outubro que foi de 7,05%, representando queda de 0,54 ponto percentual.


As modificações nas taxas de empréstimo pessoal foram promovidas pelo Banco do Brasil – que alterou de 7,40% para 5,85% ao mês (redução de 20,95% em relação à taxa de outubro) – e pela Caixa Econômica Federal, que alterou de 5,50% para 5,70% (aumento de 3,64% em relação ao mês passado). Os demais bancos mantiveram suas taxas.


ALERTA

Apesar da queda apresentada neste mês, as taxas de juros continuam altas. Desta forma, antes de ceder aos apelos de consumo, que começam a surgir com ofertas que antecedem o Natal, os especialistas da Fundação Procon-SP orientam para que o consumidor analise as alternativas de crédito, priorizando a liquidação de suas dívidas, especialmente nesta época do ano em que as instituições credoras costumam abrir possibilidades de negociação.

últimas