DESTAQUE

SISBI Fernandópolis é destaque em matéria especial do Ministério da Agricultura

SISBI Fernandópolis é destaque em matéria especial do Ministério da Agricultura

Apenas seis municípios paulistas são credenciados a conceder o SISBI

Apenas seis municípios paulistas são credenciados a conceder o SISBI

Publicada há 2 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

O Ministério da Agricultura divulgou nesta semana uma reportagem especial destacando o trabalho realizado pelos municípios paulistas que conquistaram o importante certificado SISBI - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. No estado de São Paulo, apenas as cidades de Fernandópolis, Rio Claro, Itu, Itapetininga, Joanópolis e Ibiúna são autorizadas pelo Ministério para conceder o selo SISBI para as empresas que conseguem atender todos os requisitos obrigatórios.

A matéria assinada pela jornalista Ana Maio levantou informações que as empresas qualificadas, e já com o certificado SISBI, estão obtendo bom retorno comercial, principalmente com a venda de seus produtos para outras regiões de país, fato que é permitido com essa certificação expedida pelo município, já com autorização fixada pelo Ministério da Agricultura.

Atualmente, 16 empresas paulistas possuem o certificado, sendo duas localizadas em Fernandópolis. Elas trabalham no segmento de carne suína e já conquistaram clientes em vários estados do Brasil. “Sem dúvidas o SISBI é uma das mais importantes conquistas na história de Fernandópolis. Foi um trabalho árduo para que o nosso município fosse credenciado e hoje já estamos colhendo bons resultados”, destacou o prefeito André Pessuto.

O QUE É O SISBI

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária. O ‘selo’ padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a qualidade e segurança alimentar. As empresas passam por minucioso acompanhamento por parte da equipe técnica da Prefeitura e somente depois de finalizado todos os procedimentos, o município concede a certificação para a empresa.

A empresa instalada em Fernandópolis consegue obter a certificação SISBI diretamente com a Prefeitura. Já em outros municípios que não possuam o certificado, o interessado deve buscar o credenciamento juntamente ao Ministério da Agricultura. 

últimas