SAÚDE

Rio Preto abre licitação para compra de remédios à base de Canabidiol

Rio Preto abre licitação para compra de remédios à base de Canabidiol

Medicamento pode ajudar no tratamento de autismo, epilepsia, Doença de Alzheimer, entre outros

Medicamento pode ajudar no tratamento de autismo, epilepsia, Doença de Alzheimer, entre outros

Publicada há 2 anos

USP tem a maior produção científica mundial sobre canabidiol – Jornal da USP

Canabidiol é uma substância extraídas da Cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha - Foto: Reprodução

Da Redação

A prefeitura de São José do Rio Preto abriu licitação para a compra de 1,6 mil frascos de medicamento a base de canabidiol (substância extraídas da Cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha) de 30 ml cada, na concentração 200 mg/ml. O valor da a licitação está estimado em R$ 3,3 milhões.

A prefeitura tem de fornecer medicamentos para dezoito famílias já entraram com ações solicitando remédios de alto custo feitos com base de canabidiol, sendo a maioria deles para tratar pacientes que sofrem com epilepsia e síndromes epilépticas idiopáticas e transtornos globais do desenvolvimento.

No Brasil, não é possível adquirir o óleo à base de canabidiol sem uma receita médica, além de existir apenas um laboratório que produz e vende nas farmácias os medicamentos à base da substância, além disso, a matéria-prima utilizada é importada, resultando em preços elevados, e nas famílias recorrendo à Justiça para obter a terapia pela Prefeitura ou pelo Estado.

Segundo a Vara de Infância e Juventude, dois frascos mensais do produto tem um custo mensal de R$ 4,5 mil, um valor inviável para a maioria das famílias.

A abertura dos envelopes com as propostas deve ocorrer no dia 03 de novembro, e vencerá a licitação quem apresentar o preço mais baixo.

últimas