PREVENÇÃO
Fernandópolis participa da Semana de Mobilização e Prevenção das Arboviroses
Fernandópolis participa da Semana de Mobilização e Prevenção das Arboviroses
Ação intensifica trabalhos no combate ao mosquito Aedes Aegypt
Ação intensifica trabalhos no combate ao mosquito Aedes Aegypt
SECOM - Prefeitura de Fernandópolis
Está em andamento até o próximo dia 12, a Semana de Prevenção e Mobilização contra as Arboviroses, que tem como objetivo promover ações para reduzir a infestação do Aedes Aegypt nesse período que é tão favorável para a proliferação do mosquito.
A equipe da Vigilância Sanitária de Fernandópolis desenvolve um amplo trabalho anual para conter os casos de dengue no município. Durante essa semana as atividades foram ampliadas, sendo realizado o índice larvário e nos locais identificados com larvas do Aedes são realizadas ações de intensificação com a eliminação dos criadouros feita pelos agentes de combate a endemias. Também estão sendo entregues panfletos informativos em todas as áreas de infestação.
“É de fundamental importância a participação da população para a eliminação de recipientes que possam ser criadouros do mosquito. Se cada um fizer sua parte, teremos mais chances de alcançar o sucesso contra o Aedes Aegypt. Evite focos do mosquito em sua casa, pois só venceremos essa luta se cada um fizer a sua parte”, comentou o secretário municipal de Saúde, Ivan Veronesi.
SOBRE O AEDES
O Aedes Aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes, entre elas se destacam estas quatro: a dengue, o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya.
O Aedes é um mosquito doméstico, ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.