FERNANDÓPOLIS

Problemas elétricos podem ser evitados com a poda permanente de árvores

Problemas elétricos podem ser evitados com a poda permanente de árvores

O munícipe é o responsável pela árvore em frente ao seu imóvel residencial ou comercial

O munícipe é o responsável pela árvore em frente ao seu imóvel residencial ou comercial

Publicada há 2 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

A Prefeitura de Fernandópolis disponibiliza em seu site um guia com todas as orientações sobre podas de árvores, elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Meio Ambiente. É importante destacar que cabe aos munícipes garantir a manutenção das árvores plantadas em frente aos seus respectivos imóveis ‘comerciais ou residenciais’, visando justamente garantir o crescimento saudável da planta e evitar problemas como o contato com a fiação elétrica. 

O guia elaborado tem por finalidade básica conferir à árvore uma forma adequada durante o seu desenvolvimento, além de eliminar ramos mortos, danificados ou com doenças/pragas. Hoje o município possui um grande cadastro de podadores que auxiliam a população nesse trabalho de manutenção, inclusive fazendo o descarte correto de galhos e folhas. 

De acordo com Edmar de Oliveira, ouvidor público municipal, com a chegada do período chuvoso, o número de reclamações aumenta muito, e é feita uma orientação ao munícipe e verificado se o local necessita de equipe especializada para a poda. “Existem situações em que nós acionamos a empresa de energia elétrica para fazer a poda, pois existe risco de interrupção de distribuição ou para o próprio podador. Nos demais casos orientamos o munícipe a como proceder na solicitação de um profissional para a realização do serviço”, destacou Edmar. 

Para o secretário municipal de Meio Ambiente Luiz Vanzela, a conversação é de fundamental importância. “Fernandópolis vem realizando um trabalho intenso desde 2017 com o plantio de mudas. A população nos ajuda muito fazendo a solicitação pelo disque-árvores. Nossa equipe quando vai ao local indicado, já faz uma avaliação, inclusive verificando a fiação elétrica da via pública para posterior plantio correto da muda de árvore”, explicou Vanzela. 

Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. O serviço de poda de risco é solicitado pelo munícipe por meio da Ouvidoria Municipal (0800-772-4550 / 99729-4550) e o pedido segue para ser executado por uma equipe da Elektro.  

últimas