Jacqueline Ruiz

Entre a tragédia e o drama

Entre a tragédia e o drama

Por Jacqueline Ruiz Paggioro - Professora

Por Jacqueline Ruiz Paggioro - Professora

Publicada há 9 anos

A queda do avião que dizimou a delegação do time Chapecoense e profissionais do jornalismo esportivo no último dia 28 de novembro foi anunciada em todas as mídias; obvio é que ficamos estarrecidos diante de tal acontecimento, anunciado em várias mídias e no mundo todo.

Com a repercussão do fato – explorado à exaustão nos noticiários televisivos – e anunciado como “tragédia” lembrei-me de um programa que assisti no canal Youtube e que, apesar de ser de 2013, é muito pertinente e atual. Nele, o professor e filósofo Mario Sérgio Cortella em uma entrevista para um programa da TV da Assembleia Legislativa de São Paulo faz uma diferenciação entre tragédia e drama. Segundo Cortella, em filosofia, tragédia é tudo aquilo que acontece sem que o ser humano decida ou tenha responsabilidade – ou o que os deuses (gregos) querem – e aquilo que podemos interferir, chama-se drama. Ele exemplifica: a seca é uma tragédia, mas a fome é um drama; uma chuva fortíssima é uma tragédia, mas o desabamento de casas porque as pessoas moram onde não é adequado é um drama. Um tsunami ou terremoto são tragédias, mas pessoas morrerem por não terem sido avisadas a tempo, isso é um drama. “Nenhum deus ou deusa disse: vamos assassinar essas crianças e jovens, o que aconteceu foi um drama, uma série de fatores; e nesta hora o dramático é aquilo que vem da escolha dos homens....”  Idênticas proposições ele fez em uma entrevista para o programa “Mais Você”, acerca do lamaçal de Mariana e do  atentado em Paris em 2015.

Pela ganância, pela negligência, pela exploração, pela corrupção.... – que são fruto das escolhas dos seres humanos –, podemos concluir que esse foi mais um drama dentre muitos que vemos acontecer cotidianamente em nosso mundo.

Entre a tragédia e o drama o que acontece na nossa política, em todos os níveis, só posso concluir que nenhuma dessas situações definem esses cenários. O que estamos assistindo está muito mais para comédia pastelão (ou para ser mais exata: pizza)!

últimas