CIÊNCIA

Descobertas pirâmides pré-coloniais de até 22 metros de altura na Amazônia

Descobertas pirâmides pré-coloniais de até 22 metros de altura na Amazônia

Floresta ocidental não era escassamente povoada em tempos pré-hispânicos

Floresta ocidental não era escassamente povoada em tempos pré-hispânicos

Publicada há 2 anos

Capturas de tela de uma animação 3D de um dos assentamentos grandes encontrados pelos cientistas, o Cotoca — Foto: H. Prümers / DAI via Nature

Da Redação

Pesquisadores da Alemanha descobriram "cidades" na região boliviana da Floresta Amazônica que datam da era pré-colonial. O achado, inédito, foi descrito em um estudo publicado na revista "Nature" nesta quarta-feira (25).

Os locais foram descritos pelos cientistas como "assentamentos urbanos de baixa densidade". Ao todo, os pesquisadores encontraram dois grandes assentamentos e mais 24 menores. Dos 26, 11 ainda não eram conhecidos.

Os lugares pertenceram à cultura Casarabe, que se desenvolveu no sudoeste da Amazônia boliviana no período de 500 a 1400 d.C. Antes da descoberta, havia evidências apenas de locais isolados, pois a vegetação densa dificulta o mapeamento das florestas tropicais. 

Para encontrar os novos assentamentos, os cientistas usaram uma tecnologia chamada "lidar", um mapeamento a laser aéreo que funciona disparando feixes infravermelhos de um avião, helicóptero ou drone em direção à superfície e capturando os sinais refletidos.

O método permitiu que eles "removessem", virtualmente, a vegetação densa da região, para visualizar a terra e a arqueologia abaixo das árvores.

“Nossos resultados derrubam os argumentos de que a Amazônia ocidental era escassamente povoada em tempos pré-hispânicos”, apontam os autores da pesquisa.

Para achar as “cidades”, os cientistas utilizaram uma tecnologia que consiste em um laser aéreo que dispara feixes infravermelhos e analisa sua reflexão. Isso permite a “remoção” da vegetação e, como resultado, a percepção das estruturas que estão abaixo dela.

Imagem feita com a tecnologia lidar de um dos assentamentos grandes encontrados pelos cientistas, o Cotoca — Foto: H. Prümers / DAI via Nature 

Reprodução - Roland Seitre/Nature Picture Library


LEIA MAIS

Arqueólogos identificam 48 ilhas construídas por indígenas na Amazônia da era pré-colonial 

Pesquisa descobre 'cidades' da era pré-colonial na Amazônia com pirâmides de até 22 metros de altura

Estudo revela “cidades” com pirâmides da era pré-colonial na região boliviana da Amazônia


Com informações do Portal UOL-Cultura e G1

últimas
as mais lidas