O VILÃO DO VER

Aparecimento de escorpiões assusta moradores

Aparecimento de escorpiões assusta moradores

Publicada há 7 anos

Por Lívia Caldeira / Marcela Barbar


As altas temperaturas e o aumento das chuvas contribuem para a proliferação de insetos e para o aparecimento de escorpiões. Moradores estão preocupados com o aumento do número de escorpiões que têm sido encontrados na cidade no último mês.


A contadora Célia Regina Chersoni, moradora do Bairro Morada do Sol, conta que já viveu momentos de terror em casa ao ser picada por um escorpião. “Eu estava na cozinha quando percebi que pisei em algo e me dei conta que tinha sido picada por algum animal. Eu senti muita dor e só depois vi que se tratava de um escorpião”. Ela disse que ficou aterrorizada e se dirigiu prontamente ao hospital, onde ficou em observação por um dia.


A estudante Lívia Kamyiama, ex- moradora da zona rural de Fernandópolis, já estava acostumada com o fato de encontrar escorpiões pela casa. “Só no meu quarto já me deparei com o bicho três vezes. Na última vez, eu estava sozinha em casa e quando fui sentar no sofá, olhei pro chão e vi que tinha um escorpião vindo na minha direção. Fiquei apavorada e sem saber o que fazer.”, relembrou a estudante.


A Prefeitura de Fernandópolis informou à Reportagem que “quando há denúncias e reclamações de terrenos com mato ou entulhos, os proprietários são notificados (muitos já foram) e, de acordo com a Lei 1843, de 1993, os mesmos têm o prazo de 15 dias para manterem o local limpo, caso contrário serão penalizados”. Em constatação de escorpiões, quando solicitados, os fiscais da vigilância epidemiológica comparecem ao local para averiguação e descoberta dos possíveis pontos onde os insetos possam ser encontrados e os moradores são orientados.


RECOMENDAÇÕES

Dr. Mileno Tonissi, médico veterinário responsável pelo Centro de Zoonoses de Fernandópolis, confirma que nessa época do ano é comum encontrar animais peçonhentos. Ele orienta para deixar terrenos e arredores da casa limpos, sem acúmulo de lixo, para evitar o aparecimento de animais desse tipo. Como o escorpião se alimenta de baratas, evitar o surgimento também ajuda a combater o aracnídeo. Outra dica é descartar amontoados de madeira, cercas, tijolos, ferro velho e entulhos em geral, que são os locais prediletos dos escorpiões. De acordo com o especialista, “a picada do animal pode acarretar sérios riscos à saúde e até matar, porque o veneno é neurotóxico e age no sistema nervoso periférico”. “Os mais predispostos a riscos fatais são os idosos e as crianças”, explica. O veterinário recomenda ainda que, em caso de picada de escorpião, a pessoa se dirija o mais rapidamente possível até uma unidade de saúde ou hospital para conter o veneno e iniciar o tratamento.


Em caso de picada, um hospital deve ser procurado o mais rápido possível 



Escorpiões capturados recentemente por um morador da zona sul da cidade 



A Prefeitura de Fernandópolis informou à Reportagem que “quando há denúncias e reclamações de terrenos com mato ou entulhos, os proprietários são notificados



últimas