ELEIÇÕES

TSE já recebeu mais de 500 visitantes internacionais para conhecer sistema de votação

TSE já recebeu mais de 500 visitantes internacionais para conhecer sistema de votação

Autoridades e técnicos de 50 países conheceram a urna brasileira

Autoridades e técnicos de 50 países conheceram a urna brasileira

Publicada há 1 ano

Da Redação

O processo eleitoral brasileiro desperta grande curiosidade pelo mundo. O fato de um país com dimensões continentais anunciar os resultados das eleições poucas horas após o encerramento da votação gera interesse internacional em nosso sistema de votação. Por essa razão, o Brasil vem recebendo, ao longo dos anos, missões técnicas, autoridades eleitorais, convidados e, sobretudo durante o período eleitoral, observadores internacionais que estudam e emitem conclusões imparciais sobre a administração e execução das eleições.

Nos últimos 15 anos, mais de 500 visitantes de 50 países foram recebidos pela Justiça Eleitoral brasileira em ocasiões diversas. Somente nas Eleições 2022, cerca de 200 pessoas de mais de 30 países diferentes tiveram contato com aspectos essenciais desse processo, como a urna eletrônica e o código-fonte, o sistema de identificação das eleitoras e dos eleitores, estratégias de combate à desinformação, entre outros.

Mais de 120 observadores internacionais também acompanharam a votação e a totalização dos resultados durante o primeiro e o segundo turnos, realizados em outubro passado. Essas missões de observação atestaram que o processo eleitoral brasileiro é seguro, transparente e que as urnas eletrônicas são uma importante tecnologia a serviço da democracia.

últimas