BRASIL-CHINA
Pinato confirma adiamento da viagem à China
Pinato confirma adiamento da viagem à China
Quadro de pneumonia do presidente Lula provocou o cancelamento. Nova data deve ser marcada
Quadro de pneumonia do presidente Lula provocou o cancelamento. Nova data deve ser marcada
Xi Jinping e Fausto Pinato em 2019. Foto: Arquivo / Jornal O Extra.net
Da Redação
O deputado federal Fausto Pinato (PP), presidente da Frente Parlamentar Brasil/China, acaba de confirmar que a viagem da comitiva brasileira entre os dias 26 e 30 de março está adiada.
O motivo foi orientação médica para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva após uma reavaliação médica ocorrida neste sábado, 25/03/2023. O presidente continuará em repouso no Palácio da Alvorada e sem compromissos oficiais e seu quadro médico é estável. O adiamento já foi comunicado para as autoridades chinesas com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data.
Nota Pública da Frente Parlamentar:
A Frente Parlamentar Brasil/China do Congresso Nacional lamenta o diagnóstico de “broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A” relacionado ao Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que culminou no cancelamento da iminente missão presidencial à República Popular da China por recomendação médica.
A diretoria da Frente Brasil/China, em nome dos seus mais de 300 membros deputados e senadores e por certo com a adesão suprapartidária de todo o Parlamento Federal, manifesta solidariedade ao Presidente Lula e deseja a mais plena e breve recuperação da sua saúde.
A Frente Brasil/China reconhece o esforço do Governo Federal para o fortalecimento das relações sino-brasileiras, compreende a complexidade interna para a tomada desta decisão e tem convicção que, em curto espaço de tempo, a missão presidencial à China será retomada e ocorrerá com resultados ainda maiores e mais representativos para o desenvolvimento do Brasil, numa relação de mútuo benefício com o gigante asiático.
Como integrante oficial da comitiva presidencial, a Frente Brasil/China cancela sua ida institucional à China. A delegação parlamentar continua coesa e preparada para participar da viagem, em esforços conjuntos e harmônicos com o Governo Federal, tão logo a saúde do Presidente Lula esteja restabelecida e a missão seja retomada em estreito alinhamento com as autoridades chinesas.
Brasil e China - Parceria Estratégica Global.
Brasília - Distrito Federal, 25 de março de 2023.
Deputado Federal Fausto Pinato (PP/SP)
Presidente das Frentes Parlamentares Brasil/China e BRICS do Congresso Nacional
Nota médica da Presidência da República:
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês - unidade Brasília, em 23/3/2023, com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.
Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral.
Dra. Ana Helena Germoglio
*Matéria atualizada às 15h03, de 25/03/2023, para inclusão da Nota Oficial da Frente Parlamentar.