APELO

Mãe pede por doações de sangue para filho com anemia falciforme

Mãe pede por doações de sangue para filho com anemia falciforme

A criança de apenas 11 anos já passou por seis transfusões em 2023

A criança de apenas 11 anos já passou por seis transfusões em 2023

Publicada há 1 ano

Mãe faz apelo por doações de sangue para filho com anemia falciforme em Rio  Preto

Sebasthyan tem sangue tipo O+ e pode receber tanto O+ quanto O-, mas o sangue precisa ser fenotipado - Foto: Reprodução

Da Redação

O jovem Sebasthyan Leonardo da Silva Souza, de 11 anos, possui anemia falciforme, uma doença genética e hereditária que causa anormalidade na hemoglobina dos glóbulos vermelhos. Isso torna seu organismo mais vulnerável a infecções, o que o obriga a passar por transfusões de sangue periodicamente. No entanto, a mãe do garoto, Samantha Karina da Silva, foi informada que a transfusão marcada para a última sexta-feira, dia 14, não seria possível por falta de bolsas no estoque do Hemocentro de Rio Preto.

Sebasthyan já passou por seis procedimentos de transfusão neste ano e aguardava a sétima para manter sua saúde estável. A mãe está preocupada, pois o garoto pode ter uma crise de anemia falciforme e já está com uma gripe forte. Sebasthyan tem sangue tipo O+ e precisa receber uma bolsa de sangue fenotipada que atenda a uma série de propriedades específicas para que ele possa recebê-la.

Existem 44 sistemas de grupos sanguíneos e mais de 345 antígenos na Sociedade Internacional de Bancos de Sangue, o que torna mais difícil encontrar doadores fenotipados compatíveis com pacientes como Sebasthyan. O Hemocentro de Rio Preto possui um grande banco de doadores fenotipados, mas ainda precisa contatar o Banco Nacional de Doadores Raros gerenciado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em busca de doadores compatíveis.

As doações de sangue são urgentes para manter o estoque de todos os tipos sanguíneos em níveis adequados. O Hemocentro de Rio Preto recebe doações de todos os tipos, mas alguns estão em estado crítico ou alerta. As doações podem ser realizadas no Hemocentro, localizado na avenida Jamil Feres Kfouri, número 80, Jardim Panorama, em Rio Preto, das 7h às 13h.

As orientações aos doadores incluem ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar em boas condições de saúde e apresentar documento original com foto. É importante evitar alimentos gordurosos e aguardar duas horas após o almoço para doar sangue.

últimas