RELIGIÃO

Fiéis de Fernandópolis têm missa e procissão na tarde desta quinta-feira, 08

Fiéis de Fernandópolis têm missa e procissão na tarde desta quinta-feira, 08

Celebração acontece a partir das 15h00 na Paróquia Santa Rita de Cássia

Celebração acontece a partir das 15h00 na Paróquia Santa Rita de Cássia

Publicada há 1 ano

Da Redação

O Dia de Corpus Christi será celebrado em Fernandópolis com missa na Paróquia Santa Rita de Cássia, com início às 15h00 desta quinta-feira, 08/06/2023.

Esta é a programação inicial estabelecida pela comunidade católica, sendo que após a missa, haverá uma Procissão com destino à Capela da Aparecida, com o padre e fiéis caminhando por ruas enfeitadas.

A comemoração é em celebração ao mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Ano passado o evento retornou, após dois anos, na forma presencial e foi realizado em 16 de junho, com grande participação de fiéis.

Corpus Christi

A Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo ou Corpus Christi ou Corpus Domini (expressão latina que significa Corpo de Cristo ou Corpo do Senhor), e generalizada em Portugal como Corpo de Deus, é uma comemoração litúrgica das igrejas Católica Apostólica Romana e Anglicana (esta última, até 1548) que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma Festa de Guarda, em que a participação da Santa Missa é obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

Para os católicos apostólicos romanos, a procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944), que determina ao bispo diocesano que a providencie "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo".

A celebração, que acontece sempre às quintas-feiras, faz referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

últimas