ALERTA!

NASF alerta sobre medidas para evitar acidentes com escorpiões

NASF alerta sobre medidas para evitar acidentes com escorpiões

355 casos de picadas foram registrados no município em 2023

355 casos de picadas foram registrados no município em 2023

Publicada há 1 ano

Da Redação

Agosto é o mês de reprodução de escorpiões, neste período as fêmeas têm maior concentração de veneno e a Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Fernandópolis, por meio do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), alerta a população sobre a importância de redobrar os cuidados para evitar o aparecimento desse e demais animais peçonhentos.  

O alerta consiste na publicação do InfoNASF, que chega a todas as repartições públicas com as informações sobre o inseto, formas de prevenção e medidas emergenciais em casos de picadas do animal em crianças e adultos.    

De forma geral, esses animais não atacam, mas usam o veneno como mecanismo de defesa quando se sentem ameaçados. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica do município, do início de 2023 até o momento, 355 pessoas foram picadas por escorpião em Fernandópolis.  

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

O escorpião amarelo (Titys serrulatus) mede cerca de 7 cm, possui pernas e cauda amareladas e o tronco escuro. Ele é responsável pela maior parte das picadas. Há também o escorpião marrom que possui tronco escuro, pernas e caudas marrons avermelhados com manchas escuras. É menos numeroso que o escorpião amarelo em áreas urbanas. Eles aparecem com maior frequência nos meses mais quentes do ano. 

ATENÇÃO: As crianças até os dez anos são mais vulneráveis a ação do veneno escorpiônico, podendo levar a morte.

SINTOMAS

Logo após a picada a dor local é imediatamente percebida, os sintomas variam de acordo com a quantidade de veneno inoculada e a massa corporal do paciente, mas pode haver: vermelhidão no local, dor intensa, inchaço e sudorese. Nas crianças se houver irradiação para os membros, já pode apresentar aumento dos batimentos cardíacos e da respiração. Nos pequenos ainda há ocorrência de tremores, aumento de saliva, fica ofegante, pode alternar entre agitação e sonolência, e vômitos. 

O QUE FAZER APÓS A PICADA?

• Limpar o local da picada com água e sabão;

• Aplicar compressa morna para alívio da dor;

• No caso de picada em crianças menor de 11 anos PROCURAR IMEDIATAMENTE o atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis;

• Para os demais pacientes PROCURAR IMEDIATAMENTE o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernandópolis.

O QUE NÃO FAZER:

• Não realizar torniquete ou garrote, não furar, não cortar, não queimar, não espremer, não fazer sucção, não aplicar NENHUM tipo de substância, nem fazer curativos que fechem o local da picada;

• Não ingerir nenhuma bebida no intuito de tirar a dor;

• Não colocar gelo ou água fria no local da picada, pois aumenta a dor

COMO PODE-SE PREVENIR OS ACIDENTES? 

Normalmente encontrados em ambientes escuros, os escorpiões preferem locais úmidos e com pouca movimentação. Uma maneira eficiente de evitar o aparecimento destes animais é impedir o acúmulo de entulhos, deixar ralos, pias e tanques vedados; utilizar telas para evitar o aparecimento do animal; evitar o acúmulo de entulhos e deixe os lixos bem fechados, para evitar aparecimento de baratas e outros insetos que servem de alimento para os escorpiões; sacudir roupas e olhar dentro dos calçados antes de vesti-los; afastar as camas e berços das paredes; Vedar frestas e buracos na parede e chão.

Fonte: SeCom Fernandópolis

últimas