ORIENTAÇÕES

Jales realiza Mamaço na Praça: alerta sobre o aleitamento materno

Jales realiza Mamaço na Praça: alerta sobre o aleitamento materno

Campanha mundial promovida em mais de 120 países

Campanha mundial promovida em mais de 120 países

Publicada há 9 meses

O evento contou com relatos de amamentação de Rosiane Vila Marques, mãe da Isabela; Tatiane Priscila Sanches, mãe da Yanni e da Yarinn; e dança da bailarina Ayla Limeira, acompanhada de sua filha Analiz. Foto: SeCom Jales

Da Redação

Para enfatizar a importância da amamentação, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na Praça Dr. Euphly Jalles, no início da noite da terça-feira, dia 05, um evento inédito em Jales e na região, o 1º Mamaço na Praça, em alusão ao Agosto Dourado – mês de conscientização sobre o aleitamento materno.

Durante o encontro, o público recebeu importantes informações sobre a campanha mundial, promovida em mais de 120 países, considerada o maior movimento em defesa do aleitamento materno, no qual as mulheres com seus bebês se reúnem para amamentar, enquanto compartilham suas vivências e tiram dúvidas com profissionais especialistas no assunto.

O evento reuniu mães, familiares e diversos profissionais que orientaram, esclareceram dúvidas e conscientizaram sobre os benefícios do aleitamento materno, além dos direitos da mãe trabalhadora. A noite foi iniciada com relatos das mães Rosiane Vila Marques e Tatiane Priscila Sanches e, em seguida, a dançarina, coreógrafa e professora da Escola de Dança New Corpus, Ayla Limeira realizou uma belíssima apresentação juntamente com a sua filha, a pequena Analiz.

A médica ginecologista, obstetra e ultrassonografista, Dra. Marjori Lyra falou sobre o significado do “Golden Hour”, a hora dourada, que é a primeira hora pós-parto do bebê e a advogada Dra. Ana Eduarda Bazzo Pupim, especialista em Direito da Saúde, ressaltou os “Direitos das mulheres que amamentam”.

A enfermeira obstetra e consultora em amamentação, Crislaine Nascimento de Assis Paes, encerrou o ciclo de informações enfatizando a “Volta ao trabalho e a manutenção da amamentação”, às mamães que amamentam e precisam retornar à jornada de trabalho.

Além dos ensinamentos, relatos e trocas de experiências o evento contou com a oração da amamentação, espaço kids, distribuição de algodão doce, e os cantinhos de amamentação, de pintura gestacional e de terapias complementares, sorteio de brindes doados pelos comerciantes e empresários de Jales, e o emocionante momento da soltura dos balões dourados ao redor da fonte que foi abraçada pelas mamães presentes e por todo o grupo de colaboradores do evento.

As mamães presentes também ganharam uma fralda bordada de lembrança do Fundo Social de Solidariedade, confeccionada pelas costureiras voluntárias do Lions Clube de Jales e gentilmente bordada pela enfermeira Lidiane Herrera da Costa.

De acordo com a secretária de saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, “o evento foi um sucesso com grande participação das mães, gestantes e familiares. Conseguimos atingir o objetivo de sensibilizar a população que participou e esperamos que seja o primeiro de muitos outros mamaços. Que a população abrace o incentivo à amamentação, pois sabemos da qualidade do leite materno”.

Segundo a enfermeira Leidepaula da Rocha Belon, idealizadora do evento, “o que seria uma roda de conversa entre mulheres sobre a conscientização do aleitamento materno, acabou se tornando um evento lindo acerca da importância da amamentação. Foi uma alegria receber todo o público presente e contar com apoio de tantos parceiros que enriqueceram a nossa noite”.

Para as mamães presentes, “foi um evento maravilhoso em que obtivemos muito conhecimento para cuidarmos melhor de nossos bebês”, relatou uma das mamães que estava com sua recém-nascida de apenas 45 dias. “Estava receosa de prestigiar por vergonha, mas foi a melhor experiência da minha vida. Se tiver mais eventos como esse todos os anos, enquanto estivermos amamentando será muito gratificante. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos por esta linda campanha”, finalizou.

O 1º Mamaço na Praça contou com apoio do Fundo Social de Solidariedade, Núcleo Colo de Mãe, Lions Clube de Jales, Unijales, Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho, SAMU, Banco de Leite da Santa Casa de Jales, Liga Acadêmica de Ginecologia da UniBrasil Centro Universitário e Chá Amamente por Amor de Fernandópolis.

Fonte: SeCom Jales

últimas