Da Redação
A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do América-SP foi oficialmente estabelecida e começou a operar. O Rubro iniciou o processo de mudança no modelo de gestão neste ano e teve a modalidade clube-empresa instituída no último mês.
Agora sob o nome de América Sociedade Anônima do Futebol, o clube passa a operar com um novo CNPJ. O documento de registro lista, inclusive, 16 membros como conselheiros administrativos.
Embora conste na ficha cadastral do clube como diretor-presidente em meio aos demais conselheiros, o presidente do América FC, Luiz Donizette Prieto, o Italiano, afirma que haverá uma eleição entre o grupo para definir quem serão os diretores da SAF.
Presidente do conselho administrativo do "novo" América, o advogado Emilio Ribeiro foi questionado pelo ge sobre os critérios para a composição do conselho do clube, mas não se pronunciou.
Nesta temporada, o Rubro foi eliminado na terceira fase da chamada Bezinha e ficou longe do acesso à Série A3. O clube, porém, ficou entre os 16 melhores da divisão e evitou a queda para a quinta divisão, que será recriada a partir de 2024. Dessa forma, o time não disputará mais a última divisão estadual.
O América é a equipe do interior que teve a maior sequência ininterrupta na primeira divisão do Campeonato Paulista. O clube disputou a elite estadual entre 1964 e 1997, mas não participa do principal nível do torneio desde 2007.
Veja o nome dos conselheiros da SAF do América-SP
Adideus Cardoso de Oliveira
Alessandro Perpétuo da Silva
Ana Carolina Gonçalves de Oliveira
Carlos Fernando Tozato
Dario Papa
Emerson Thiago Gonçalves
Emilio Ribeiro Lima Gonçalves
Ernesto Pedro de Oliveira Rosa
Fernando Rodrigues Boita
José Marcos Teixeira
José Zanin Júnior
Luiz Donizette Prieto
Marco Aurélio da Costa
Mauro Antônio de Oliveira Neto
Norival Ribeiro Pierre
Rildo Francisco Pereira
América-SP x Nacional-SP, Paulista segunda divisão — Foto: Pedro Zacchi