SAÚDE

Santa Casa na Ação Formativa da DRADS Fernandópolis

Santa Casa na Ação Formativa da DRADS Fernandópolis

Atendimento às Pessoas Idosas e suas Famílias

Atendimento às Pessoas Idosas e suas Famílias

Publicada há 8 meses

O diretor operacional Zheng Feng, a diretora da Drads Neusa Vieira e o provedor Marcu Chaer. Foto: Divulgação

Da Redação

A Santa Casa participou nos dias 26 e 27 de setembro da "Ação Formativa de Apoio Técnico Regional aos Municípios sobre o Atendimento às Pessoas Idosas e suas Famílias" promovido pela Diretoria Regional de Assistência Social e Desenvolvimento Social (DRADS) de Fernandópolis. O objetivo do encontro foi qualificar as ofertas dos serviços e proteção social especial destinados ao atendimento às pessoas idosas e suas famílias, visando o aumento das demandas relacionadas ao envelhecimento populacional, e a atuação dos serviços socioassistenciais. O evento aconteceu no anfiteatro da FEF, e contou com a presença autoridades da cidade e região. 

No evento, estiveram presentes nosso Provedor, Marcus Chaer, o Diretor Operacional, Zheng Jie Feng, a Psicóloga Hospitalar, Marina Matiolli, e a Assistente Social, Maria Papa. 

A Santa Casa é uma das poucas instituições de saúde a possuir o Selo Hospital Amigo do Idoso, em seu nível 1, reconhecido pela Secretaria de Estado da Saúde, já que o perfil da instituição justifica o credenciamento e o avanço do Selo, pois a média de pacientes internados na faixa etária com ou acima de 60 anos é de 60%. Este selo de qualidade avalia as rotinas, processos e adaptações voltados para área de gestão assistencial, ambiente físico e comunicação e informação direcionada para a população idosa. 

Para essa conquista, a Santa Casa definiu e cumpriu com algumas metas, como, a realização de diagnóstico com a participação ativa dos pacientes idosos e seus cuidadores/acompanhantes em questões voltadas à acessibilidade (física e sensorial), focando nas necessidades e no grau de dependência do idoso, a elaboração de um plano de educação continuada e permanente relacionado às áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos e, por fim, a instituição de um protocolo multiprofissional de prevenção de queda e lesão por pressão em todos os ambientes assistenciais de atenção ao idoso.

Marcus Chaer, Zheng Jie Feng, Marina Matiolli, e Maria Papa 

últimas