Representantes do Conselho de Turismo durante a deliberação. Foto: Divulgação / SeCom Fernandópolis
Da Redação
O COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Fernandópolis se reuniu na última sexta-feira, 06, na Biblioteca Municipal, para definição e elaboração do pleito referente ao ‘M.I.T. – Município de Interesse Turístico’ que Fernandópolis está inserido desde 2018. O programa do Governo do Estado de São Paulo visa fomentar as cidades paulistas que possuem potencial para o turismo, e, com isso, destina recursos específicos para o setor local.
Para receber recurso estadual, o município deve elaborar um plano de trabalho detalhado sobre como o recurso será investido. São várias etapas até a aprovação final. Após concluído todo o processo, o município é liberado para executar o projeto, caso a cidade não cumpra o estabelecido ou apresente projetos com erros no preenchimento de informações, automaticamente ele perde o pleito do M.I.T. Desde 2018, quando foi inserida no programa, Fernandópolis cumpriu todas as etapas do pleito.
Para o próximo pleito, o município de Fernandópolis será beneficiado com R$ 571.081,63. Colocado em votação, os membros do COMTUR aprovaram por unanimidade que o investimento seja feito para a aquisição de placas informativas turísticas e na finalização de aquisição de equipamentos para o Museu Municipal. Atualmente, o Museu está com suas obras de ampliação e infraestrutura sendo finalizadas, mas é necessário recursos para o término na aquisição de alguns equipamentos, principalmente de segurança.
M.I.T. em Fernandópolis:
Obras realizadas com recursos do M.I.T.:
- Palco na Praça Central (concluído)
- Casa do Artesão (concluído)
- Reforma e Ampliação do Museu Municipal (em finalização)
- Parque da Criança (início das obras) – ao lado da rodovia Euclides da Cunha
- Aquisição de placas de sinalização turística + equipamentos complementares Museu Municipal (em elaboração)
Fonte: SeCom Fernandópolis