LITERATURA

Livro de escritora jalesense se torna best-seller até na Amazon

Livro de escritora jalesense se torna best-seller até na Amazon

Mais de 13 milhões de páginas lidas, além de 2.200 exemplares físicos vendidos

Mais de 13 milhões de páginas lidas, além de 2.200 exemplares físicos vendidos

Publicada há 6 meses

A escritora Patrícia Criado, autora de Interion- As Crônicas de Júpiter. Foto: Divulgação

Da Redação

Interion - As crônicas de Júpiter é uma obra literária que já alcançou mais de 13 milhões de páginas lidas, além de 2.200 exemplares físicos vendidos de forma independente na Amazon, maior empresa de comércio eletrônico do planeta. Essa saga, queridinha dos leitores das mundialmente consagradas Sarah J. Maas e Jennifer L. Armentrout alcançou o primeiro lugar de Fantasia Geral no ranking, tornando-se best-seller. O que você ainda pode não saber, é que a autora do mega sucesso As crônicas de Júpiter é a jalesense Patrícia Criado.

A escritora tem 27 anos, nasceu em Cáceres/MT e chegou em Jales aos seis meses de idade, vivendo na cidade até os 18 anos. Patrícia é filha de Luiz Criado e Célia Criado, e estudou nas escolas públicas do município, onde cursou o ensino fundamental na Escola Municipal Profa. Elza Pirro Viana e o ensino médio na E.E. Dr. Euphly Jalles. Saiu da cidade apenas para cursar odontologia na Universidade de Marília, onde conheceu o marido Hélio Harada. Após se formar, os dois passaram a morar em São Sebastião/SP, onde ela atuou como cirurgiã-dentista por 4 anos enquanto escrevia sua primeira obra literária.

Desde pequena, Patrícia é fascinada pela literatura, principalmente por contos de fadas e romances impossíveis. “A Biblioteca Municipal de Jales teve um papel importantíssimo aqui, porque na infância e adolescência eu não tinha condições de comprar os livros, então passava minhas tardes entre as páginas disponíveis na biblioteca”. Assim, sendo uma leitora assídua desde muito cedo, em 2021, em meio a pandemia e uma ressaca literária causada pelo término de uma saga de livros, iniciou sua jornada no mundo das letras.

Seu primeiro livro foi inteiramente escrito no “word” de seu celular entre períodos vagos de atendimento ou durante as viagens para o trabalho. “Como eu escrevia por hobby e porque amava a história que estava criando, qualquer momento era ótimo para escrever, até mesmo na fila do banco”. Assim, produzia um capítulo por semana que era publicado toda sexta-feira na plataforma Watpad, um lugar onde qualquer pessoa pode escrever e publicar suas histórias. “Quando finalmente terminei a obra, já tendo um público de leitores e recebendo vários feedbacks bons, decidi embarcar na carreira literária, publicando de forma independente na Amazon".

 Lançado no dia 26 de agosto de 2022, o sucesso atingido rapidamente pelo Interion- As crônicas de Júpiter foi, segundo a escritora, uma surpresa muito boa e também assustadora, já que ela escrevia por diversão e nunca imaginou que a história seria tão bem recebida pelo público. "Eu quase tive uma parada cardíaca quando vi Interion sendo Best-Seller da Amazon e ficando em uma posição de vendas acima de Harry Potter, que é uma grande referência mundial de fantasia”, disse Patrícia.

Devido ao sucesso da obra, que tem conquistado cada dia mais leitores pelo Brasil e até mesmo no exterior, Patrícia recentemente deixou a carreira como cirurgiã-dentista para dedicar-se à escrita e tem se aperfeiçoado cada vez mais no gênero de alta fantasia romântica com foco em seres feéricos. Até agora conta com três obras publicadas: "Interion", "Amor e Sombras" e "Aposta Furada", e já anunciou que o segundo livro da saga "As crônicas de Júpiter" será lançado no segundo semestre de 2024.

 Na tarde da terça-feira, 07 de novembro, a escritora Patrícia Criado visitou a Biblioteca Municipal de Jales para doar um exemplar do livro. Ela foi recebida pelos secretários municipais Carlos Roberto Altimari (Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo) e Douglas Zílio (Comunicação Social), pelos diretores Luiz Gonzaga (Turismo) e Ana Carla Bologna (Comunicação) e pelos representantes da Biblioteca, Carla Fontana, Maria Odete Custódio e Daniela Milhan Marques. "Foi nessa biblioteca que tudo começou. Aqui eu descobri inúmeros mundos e me apaixonei por muitos personagens, então é um prazer e uma honra acrescentar ao acervo a minha própria história”.

Os livros estão disponíveis em e-book na Amazon, e a versão física é adquirida com a própria autora pelo Instagram @ascronicasdejupiter. As vendas do livro físico acontecem a cada três meses.

Fonte: SeCom

últimas