Da Redação
Foto: Roberto Sungi
Está chegando o dia! Quem concorre a uma vaga no processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) fará o exame neste domingo (10), às 13h30. O local de prova está disponível na internet e na unidade onde o candidato pretende estudar. O Vestibulinho das Etecs é a porta de entrada para cursar os Ensinos Técnico, Médio integrado ao Técnico, Ensino Médio, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) e Especializações Técnicas, no primeiro semestre de 2024.
Para evitar imprevistos no dia do exame, o candidato deve ficar atento às seguintes informações:
• É recomendável chegar ao local da prova com uma hora de antecedência para localizar sala e carteira;
• Os portões das escolas serão abertos às 12h30 horas e fechados às 13h30, impreterivelmente. Após o horário, não será permitida a entrada de nenhum candidato;
• A prova tem duração de quatro horas. É preciso permanecer na sala até as 15h30, no mínimo. Só após esse horário é possível deixar o local e levar o caderno de questões;
• É obrigatório apresentar um documento de identidade original com foto, em boas condições de visibilidade, para conferência dos dados;
• O candidato também deve levar uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua.
O não cumprimento das normas que regem o Vestibulinho das Etecs implica em sanções legais e desclassificação. Mais informações podem ser conferidas na Portaria e no Manual do Candidato. O cronograma completo do processo seletivo está disponível na internet.
Sobre a prova
Para os cursos técnicos (presenciais, semipresenciais e online) e para as demais formas de ingresso no Ensino Médio (Integrado ao Técnico, AMS, diferentes itinerários formativos), o exame terá duração de quatro horas. Os candidatos devem responder a 50 questões-teste, cada uma valendo um ponto, com cinco opções de respostas, em que apenas uma é correta.
Já para as vagas remanescentes, que dão acesso direto ao segundo módulo do Ensino Técnico, a prova-teste terá 30 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas.
Mais informações sobre o Vestibulinho das Etecs:
• A prova avalia conhecimentos nas principais matérias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II, incluindo Linguagens (Português), Matemática, Ciências Humanas (Geografia e História) e Ciências da Natureza;
• As questões não são separadas por disciplinas e podem ser multidisciplinares ou específicas;
• Valores e ações que promovam uma sociedade mais humana, justa e sustentável são avaliados, exigindo atenção a temas atuais relacionados a esses tópicos;
• As perguntas abordam competências, como interpretação de diversos tipos de texto, aplicação de conhecimentos do Ensino Fundamental para resolver problemas, análise crítica de argumentos, reconhecimento de diferentes formas de linguagem e avaliação de ações de acordo com critérios estabelecidos.
• O gabarito oficial estará disponível a partir das 15 horas, do dia 14 de dezembro, no site vestibulinhoetec.com.br e na página do Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo de São Paulo que administra as Etecs. Os mesmos endereços disponibilizam provas e gabaritos de exames anteriores, que podem ser usados para prática e familiarização com o estilo da avaliação – acesse aqui.
Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet www.vestibulinhoetec.com.br.
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 90 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).
Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza