01 - Um grande abraço a todos que estão conosco aqui neste espaço todos os finais de semana. A coluna está indignada: Por que será que acontecem no esporte, principalmente, no futebol certas aberrações incomensuráveis. Quando se acha que já viu tudo que nada, ainda tem coisas que vão acontecendo. Se fosse somente no futebol brasileiro ainda vamos lá porque aqui é um saco sem fundos.
02 - Mas quando os "velhinhos" lá da FIFA se reúnem sai debaixo porque lá vem ferro. E nunca é dos pequenos. Para se mudar, para melhor, alguma coisa nas regras do futebol ou para o bem dos clubes eles demoram anos afinco. Mas quando e para fazer "caca" mudam as coisas do dia para a noite e ninguém pode falar nada.
03 - Antes de entrar aqui no mérito da questão uma pergunta: são os clubes de futebol que precisam das Federações e da FIFA ou é o contrário. Penso que é esta segunda alternativa até porque pode-se ter clubes de futebol sem FIFA e Federações, mas não pode haver o contrário. E a FIFA manda e desmanda. Você se lembra o que o tal de Walkers ex-secretário da FIFA falou do Brasil antes da Copa? Lembra. Tá bom....
04 - Onde está ele agora mais Platini, Blatter, Marim, Ricardo Teixeira e outros? Todos fora e quem não está na cadeia está muito perto de entrar. Os que ficaram na FIFA ou que entraram agora ainda não deram o menor indício de roubalheira, mas estão fazendo coisas que ate Deus dúvida para acabar mesmo com o futebol no planeta.
05 - Vamos ao cerne do assunto: Pode o Sr. Gianni Infantino, presidente da FIFA e seus companheiros tirarem do dia para a noite títulos internacionais de grandes clubes assim sem mais nem menos? Por eles pode. Tirar o título do Palmeiras (reconhecido pela própria Fifa) de primeiro campeão mundial de clubes até entendemos que é justo porque veio por reconhecimento.
06 - Mas validar o título daquele Torneio de Verão em 2.000 que o Corinthians levou não é sério. Ainda mais por que o Timão nem foi campeão da Libertadores para poder disputar o Torneio. Mas a FIFA entende que os verdadeiros campeões do mundo são os clubes que disputaram a partir de 2.000. Então os clubes do planeta que ganharam os títulos não valem nada? Sacanagem e das grandes. Pouca vergonha.
07 - Os mais antigos vão se lembrar: ninguém, mas ninguém mesmo sofreu tanto para ser campeão mundial de clubes como sofreu o Santos. Para ser bi de verdade então nem se fala. Teve que jogar primeiro no estádio da Luz em Portugal que tinha Eusebio, um dos maiores jogadores que já vimos, defendendo o Benfica e outros grandes craques. Depois para chegar ao bi encarou o sensacional Milan no São Siro, em Roma. E o Peixe deu ao Brasil os dois primeiros títulos.
08 - Depois vieram Flamengo, Grêmio, Inter de Porto Alegre e principalmente o São Paulo. Sim, tivemos outros grandes esquadrões que nos deram títulos internacionais inclusive o próprio Corinthians que depois de ganhar a Libertadores pela primeira vez bateu o todo poderoso Chelsea sagrando-se campeão intercontinental de verdade. Mas e os outros clubes por este planeta afora que sagraram-se campeões do mundo antes de 2.000 ? Podem amassar as taças.
09 - Este diário trouxe na quarta-feira matéria sobre a não participação do FFC no Paulista da Série B deste ano em razão de problemas concernentes ao Estádio Municipal Cláudio Rodante. Outras equipes tradicionais como o FFC também estão de fera da competição pelos mesmos motivos. Segundo publicou, este O Extra.net as chances da Águia e dos outros clubes entrarem são mínimas. Só através de desistências. É brincadeira da Federação.
10 - A Segundona Paulista vai começar só em abril, daqui dois meses, e a Federação vai passando o facão assim? Não, isso não pode ficar assim. Segundo o presidente disse à imprensa, que em companhia de outros dirigentes, que tiveram seus clubes prejudicados, viajariam esta semana à Capital. Tomara que as coisas tenham mudado. Ora, para os juniores jogarem no ano passado o estádio estava liberado, e agora?
11 - Hoje você poderá ficar mais bem informado a este respeito e outras coisas mais do futebol assistindo a Mesa Redonda do Canaldez na tela da TV Cabo Mix, na internet no http://www.canaldez.com.br/, no Facebook e em nosso aplicativo a partir do meio dia. Estaremos ao lado de Gil Cipriano, nosso PVC, de Cesar ex-goleiro do Palmeiras e diretor do Fefecê, e mais convidados. Até sábado se Deus quiser.

Lívio Vono, Carlos Magno, Gil Cipriano e Cesar, ex-goleiro do Verdão e atual diretor do Fêfa