SAQUES A PARTIR

Na expectativa, fernandopolenses fazem planos com o dinheiro do FGTS

Na expectativa, fernandopolenses fazem planos com o dinheiro do FGTS

Muita gente quer aproveitar o dinheiro para sair do “vermelho”; saque será feito pela pessoa que deixou o emprego até dezembro de 2015

Muita gente quer aproveitar o dinheiro para sair do “vermelho”; saque será feito pela pessoa que deixou o emprego até dezembro de 2015

Publicada há 7 anos

Por Breno Guarnieri 


Muitos fernandopolenses que têm contas inativas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) estão na expectativa para sacar o dinheiro. O acesso a esse recurso só poderá ser feito pela pessoa que deixou o emprego até 31 de dezembro de 2015. No país, 30 milhões de brasileiros podem ser beneficiados. 


O governo divulgou ontem (14) o calendário de saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A partir do dia 10 de março, mais de 30 milhões de trabalhadores terão direito a retirar o dinheiro. Muita gente quer aproveitar o dinheiro para sair do “vermelho”. “Eu preciso quitar algumas dividas que estão super atrasadas”, destacou a empregada doméstica Maria de Lurdes, 41 anos. 


Até então, o FGTS só poderia ser sacado se o trabalhador ficasse três anos sem conseguir emprego com carteira assinada. Agora, quem foi demitido por justa causa ou pediu demissão até 31 de dezembro de 2015 vai poder sacar o dinheiro. Para saber se tem direito, o trabalhador pode consultar o saldo no site da Caixa Econômica Federal ou ainda usar o aplicativo do próprio FGTS. Só precisa ter em mãos o número do PIS. 


PLANOS

 A auxiliar de escritório Paula Maria Menezes, 29 anos, foi até uma agência da Caixa, em Fernandópolis, para saber se tem o direito e já faz planos. “Meu plano é pagar o meu curso de Direito, que está com a mensalidades atrasadas”, acrescenta. O educador financeiro Paulo Magno diz que o trabalhador deve avaliar o destino correto para o dinheiro. “Se a pessoa não tem dívidas, principalmente, com juros altos a liquidar, é uma boa oportunidade de investir esse recurso, aplique até mesma na poupança que rende mais do que a atualização do FGTS”.



últimas