Da Redação
Uma operação, coordenada pelo Departamento de Polícia Civil do Interior 5 (Deinter 5) de Rio Preto, colocou 300 policiais civis de quatro estados brasileiros nas ruas na manhã desta quinta-feira, 21. A ação conjunta visa desmantelar uma rede criminosa que pratica crimes cibernéticos.
A Operação Interestadual CyberConnect 2, que também conta policiais civis que compõem a Seccional de Fernandópolis, é uma continuação das investigações que buscam desarticular atividades ilícitas realizadas através da internet.
Durante a ação, estão sendo cumpridos 93 mandados, dos quais 67 são de busca e apreensão e 26 de prisão, além do sequestro de bens e valores. Estima-se que cerca de 5 mil vítimas tenham sido prejudicadas. O montante estimado é de aproximadamente R$ 50 milhões de prejuízo.
Além dos policiais do estado paulista, a operação conta com o apoio de equipes policiais de outros três estados. Entre os objetivos da ação estão o combate a crimes como formação de organização criminosa, lavagem de dinheiro, estelionato, furtos mediante fraude, invasão de dispositivos informáticos, entre outros delitos relacionados ao universo digital.
Policiais do SIG 1.2.5 cumprem mandados judiciais pelo município de Campinas.