SAÚDE

Unidades de Saúde abrem hoje, 13, para o ‘Dia D’ da vacinação contra gripe

Unidades de Saúde abrem hoje, 13, para o ‘Dia D’ da vacinação contra gripe

População também terá disponível consulta para verificação de doenças bucais

População também terá disponível consulta para verificação de doenças bucais

Publicada há 1 mês

Redação

A Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) ganha um reforço neste sábado, 13, com todas as unidades de Saúde abertas das 08h às 13h para imunizar as pessoas pertencentes aos grupos prioritários e que não têm disponibilidade de comparecer aos postos de vacinação durante os dias de semana. 

O ‘Dia D’ da vacinação acontecerá das 08h às 13h e para ser vacinado basta estar munido de documentos pessoais e da caderneta de vacinação. 

Neste primeiro momento da campanha apenas os grupos prioritários estão autorizados a receberem a dose, sendo formados por: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; Trabalhadores da Saúde; Gestantes; Puérperas; Professores, indígenas; Idosos com 60 anos ou mais; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo ; Profissionais das Forças Armadas; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos). 

 A vacina disponibilizada pelo Governo Federal para a campanha protegerá os grupos prioritários contra os três subtipos do vírus da gripe Influenza: H1N1/ H3N2/ linhagem B/Victoria. A vacina é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe.

Para as pessoas que puderem receber a dose da vacina de segundas às sextas-feiras, o atendimento é das 08h à 16h em todas as unidades de Saúde e na Central da Saúde das 08h às 14h, até o dia 31 de maio. 

VERIFICAÇÃO DE DOENÇAS BUCAIS 

A Campanha de Prevenção do Câncer Bucal também está em vigor e neste sábado, depois de tomar a vacina contra gripe, a população terá disponível uma consulta para verificação de doenças bucais.

A ação será realizada em todas as unidades de Saúde pela equipe de profissionais especializados da Odonto da Prefeitura de Fernandópolis, eles vão verificar as condições dentárias e da boca, incentivando ações educativas e orientando sobre a importância da prevenção das doenças da boca. 

Os profissionais de saúde bucal orientam que fazer o exame é uma importante oportunidade para a pessoa saber se está tudo bem ou se há alguma patologia bucal, e, caso constatado, possa dar início ao tratamento adequado.

Fonte: SeCom Fernandópolis

últimas