POLÍTICA
Jales assina Termo de Adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
Jales assina Termo de Adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
Prefeito Luis Henrique recebe autoridades do Poder Judiciário para assinatura do convênio
Prefeito Luis Henrique recebe autoridades do Poder Judiciário para assinatura do convênio
Luis Henrique, Nilva Gomes Rodrigues de Souz Benedito Filho, receberam autoridades do Poder Judiciário. Foto: SeCom Jales
Da Redação
Na tarde da sexta-feira, 12 de abril, o prefeito Luis Henrique Moreira, a secretária de Saúde Nilva Gomes Rodrigues de Souza e o procurador geral do município, Dr. Benedito Dias da Silva Filho, receberam o presidente da Comissão da Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Jayme Martins de Oliveira Neto e autoridades do Poder Judiciário para a assinatura do Termo de Adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, uma ação do Conselho Nacional do Ministério Público e que tem o objetivo de conscientizar e fortalecer a importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização.
Lançado em 30 de novembro de 2022, o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal surgiu da preocupação da Comissão da Saúde do CNMP com os baixos índices da cobertura vacinal no Brasil nos últimos anos. O principal foco é a retomada de índices de cobertura vacinal em todo o território nacional, por meio da conscientização da população sobre a importância da vacinação, prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI).
A pactuação objetiva fortalecer parcerias com a sociedade civil e demais órgãos públicos para aumentar a cobertura vacinal, através da realização de amplas campanhas de comunicação com foco na segurança e na eficácia das vacinas, além da conscientização da sua importância, com intuito de evitar o retorno de doenças preveníveis já controladas ou erradicadas no País. Neste primeiro momento, o foco da atuação será a vacinação contra a poliomielite, cujos números estão em queda expressiva.
O prefeito Luis Henrique Moreira fez questão de ressaltar a importância da união entre poderes para a execução desse importante projeto e enfatizou a seriedade da vacinação como uma medida de proteção não apenas individual, mas de proteção coletiva de saúde pública, que protege e salva vidas. “É um pacto muito importante que soma forças para juntos criarmos um movimento único para despertar a sociedade sobre a necessidade da vacinação para a saúde coletiva, um grande passo para que a população volte a confiar nas vacinas e em seus benefícios para todos. Hoje as fakes news se tornaram um problema para a saúde pública. Juntos não vamos medir esforços para reverter este quadro e vamos continuar promovendo a saúde e a trabalhar para conscientizar a população a retomar o hábito da vacinação, afinal as vacinas salvam vidas”, enfatizou.
Participaram da solenidade de assinatura do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, que ocorreu no gabinete do Paço Municipal, o Conselheiro Nacional do Ministério Público (CNMP) e Presidente da Comissão de Saúde do CNMP, Dr. Jayme Martins de Oliveira Neto; o Presidente da APAMAGIS (Associação Paulista dos Magistrados), Dr. Thiago Elias Massad; o Vice-Presidente dos Aposentados na Associação dos Magistrados Brasileiros e Diretor de Interiorização da APAMAGIS, Dr. Nilton Santos Oliveira; o Juiz do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Evandro Pelarin; os Promotores de Justiça de Jales da 4º PJ-Jales Dr. Eduardo Hiroshi Shintani e da 5º PJ-Jales, Dra. Maria Izabel dos Reis Rezende Magalhães; representando o Fórum de Jales os Juízes Dr. Alexandre Yuri Kiataqui (2ª Vara Criminal), o Diretor do Fórum, Dr. José Pedro Geraldo Nóbrega Curitiba (1ª Vara Cível) e Dra. Maria Paula Branquinho Pini (2ª Vara Cível); a Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Jales sendo representada pelo Dr. Fernando Antônio De Lima; o Presidente da 63ª Subseção de Jales - Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Ricardo Hentz Ramos, o Procurador Geral do Município de Jales, Dr. Benedito Dias Da Silva Filho, o Procurador do Município de Jales, Dr. André Domingues Sanches Pereira e a Secretária Municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues De Souza.
Fonte: SeCom Jales