FRAUDES
URGENTE! Gaeco e PM fazem Operação Passa Fácil contra fraudes em concursos públicos
URGENTE! Gaeco e PM fazem Operação Passa Fácil contra fraudes em concursos públicos
Concurso da Prefeitura de Fernandópolis está entre os alvos
Concurso da Prefeitura de Fernandópolis está entre os alvos
Parte das apreensões feitas na Prefeitura de Fernandópolis pelo Gaeco e PM. Foto: Divulgação / PM-SP
Da Redação
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), juntamente com a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP), através do efetivo do 16º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), cumpriram um total de 14 Mandados de Busca e Apreensão em diversas cidades da região.
A Operação ‘Passa Fácil’ foi desencadeada na manhã desta sexta-feira, 26/04/2024 e teve como alvo investigar denúncias de fraudes em concursos públicos, sobretudo de prefeituras municipais, com o objetivo de apurar eventual esquema criminoso, que alterava provas, resultados e classificações em certames destinados ao preenchimento de cargos municipais.
Dentre as cidades investigadas está Fernandópolis, cujo último concurso foi alvo de inúmeras denúncias, mas defendido e ratificado pela administração municipal, Procuradoria Jurídica e por diversos vereadores em sessão pública.
CLIQUE AQUI E AQUI PARA RELEMBRAR!
O promotor João Paulo Gabriel de Souza afirmou que “...investiga 13 empresas apontadas por fraudar concursos públicos em prefeituras e câmaras municipais. Os mandados são cumpridos nas casas dos sócios formais dessas empresas e também dos sócios ocultos, àqueles que têm ligação direta com a empresa, mas não querem aparecer, não tem o nome registrado”.
Um homem, acusado de ser um dos líderes da organização criminosa foi preso em Jales.
Além dos empresários envolvidos nos crimes, o Gaeco também investiga a participação de agentes públicos municipais nas fraudes, sobretudo prefeitos e servidores de alto escalão. Também há investigações envolvendo os concursandos beneficiados.
Cidades envolvidas:
Fernandópolis: 1 mandado;
Aparecida d´Oeste: 3 mandados;
Guapiaçu: 2 mandados;
Auriflama: 3 mandados;
Franca: 1 mandado;
Jales: 4 mandados; um investigado, possível líder e sócio oculto das empresas, foi preso.
No âmbito do 16 BPM/I participaram da operação 25 policiais militares.
Atualização (as 14h07 de 25/04/2024): correção de termos utilizados.