MINUTINHO
Resolva já!
Por: Torres Pastorino
Não critique! Procure antes colaborar com todos, sem fazer críticas. A crítica fere, e ninguém gosta de ser ferido. E a criatura que gosta de criticar, aos poucos, se vê isolada de todos. Se vir alguma coisa errada, fale com amor e carinho, procurando ajudar. Mas, sobretudo, procure corrigir os outros, através de seu próprio exemplo.
Deus está em toda a parte ao mesmo tempo, em redor de você, dentro de você! Jamais você está desamparado. Nunca está só. Não permita que a mágoa o perturbe; procure manter-se calmo, para ouvir a voz silenciosa de Deus dentro de você. Assim, poderá superar todas as dificuldades que aparecerem em seu caminho, e há de descobrir a Verdade que existe em todas as coisas e pessoas.
Lembre-se de que colheremos, infalivelmente, aquilo que houvermos semeado. Se estamos sofrendo é por que estamos colhendo os frutos amargos das sementeiras errôneas do passado. Fique alerta quanto ao momento presente! Plante apenas sementes de otimismo e de amor, para colher amanhã os frutos doces da alegria e da felicidade. Cada um colhe, exatamente, aquilo que plantou.
Não deixe que a calúnia o perturbe! Todos nós estamos sujeitos à calúnia. Mas saiba superá-la, vivendo de tal maneira que o caluniador não tenha razão. Não revide um ataque com outro ataque. Não se magoe com o caluniador. Perdoe sempre. Apenas viva de tal maneira, que jamais o caluniador tenha razão.
Imagem: Ilustração / Reprodução
Os conselhos ajudam, não há dúvida... Mas não se esqueça de que a solução de nossos problemas está dentro de nós mesmos, na voz silenciosa de nossa consciência, que é a voz de Deus dentro de nós. Não se deixe enganar: só você será o responsável pelo caminho que escolher. Ninguém poderá prestar contas por você. Procure, portanto, viver acertadamente, de acordo com sua consciência.
Resolva já seu problema! Há muito tempo você se propõe a reformar sua vida, melhorar seus atos, cessar definitivamente suas fraquezas. Vamos, então, começar a partir deste momento! Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje... Decerto você não há de resolvê-lo do dia para a noite. Mas, comece já! E se cair de novo, não desanime: saiba recomeçar quantas vezes for preciso!
CRÔNICA
Maria. Dona Maria!
Por: Autoria desconhecida
Durante meu primeiro ano da faculdade, um de nossos professores nos deu um questionário. Eu era bom aluno. As perguntas eram todas relativamente fáceis e as respondi rápido até chegar à última questão, que me causou enorme surpresa:
- Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da nossa sala nesta faculdade?
Sinceramente, isso parecia uma piada; uma gozação, já que o mestre era considerado um professor descontraído, de cabeça aberta e sempre disposto a novas experiências.
Na realidade eu já tinha visto a tal mulher várias vezes. Ela era alta, magra, cabelo escuro, lá pelos seus 50 anos. Com fisionomia sempre cansada, mas como eu ia saber o primeiro nome dela? Jamais havia trocado uma mísera palavra com ela!
Entreguei meu teste deixando essa questão em branco e um pouco antes da aula terminar, um aluno perguntou se a última questão do teste ia contar na nota ou se era algum tipo de pegadinha.
- É claro, respondeu o professor. Na sua carreira, você encontrará muitas pessoas. Todas têm seu grau de importância. Elas merecem sua atenção mesmo que seja com um simples sorriso ou um breve “olá”.
Eu nunca mais esqueci essa lição.
Mal sai da sala e aprendi. O nome de era Maria. Dona Maria!
O texto é de livre manifestação do signatário que apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados e não reflete, necessariamente, a opinião do 'O Extra.net'.