TERREMOTO

Terra volta a tremer no Triângulo Mineiro e é sentido na região

Terra volta a tremer no Triângulo Mineiro e é sentido na região

Tremor de magnitude 3.2 e de 4.0 assusta moradores

Tremor de magnitude 3.2 e de 4.0 assusta moradores

Publicada há 6 meses

Clique na imagem para conferir o vídeo

Da Redação

Novamente o Triângulo Mineiro voltou a registrar tremores de terra.

Desta vez o epicentro foi na cidade de Frutal e os abalos sísmicos atingiram até 4 graus na escala Richter.

O fato ocorreu na manhã desta última terça-feira, 18/06/2024 e não deixou feridos, sendo sentido também na região noroeste paulista e foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília que confirmou que não houve reflexos significativos ou riscos para a população local.

Em nota, a prefeitura do município afirmou que foram registrados dois tremores de terra na região de Frutal, o primeiro às 10h08 com uma magnitude de 4.0, e o segundo às 10h19, com uma magnitude de 3.2, ambos os sentidos por grande parte da população.

A Defesa Civil da cidade disse que está estabelecendo contato com os órgãos competentes, como a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), a Rede Sismográfica do Brasil (RSBR) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB).

O Centro de Sismologia da USP informou que já foram registrados 22 pequenos tremores na região de Frutal (MG), sendo este ocorrido nesta terça-feira (18), de magnitude 4.0, o maior deles.

Reincidência

Nos dias 27 e 28 de março passado, sismos foram registrados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisados pelo Observatório Sismológico da UnB, também em Frutal.

Os tremores tiveram início na noite do dia 27 de março - quando foi registrado o maior tremor, de magnitude 2.6 mR - e ocorreram até a manhã de quinta-feira (28). Confira abaixo:

- 27/03 - 23:09 - Magnitude: 2.6

- 27/03 - 23:16 - Magnitude: 2.3

- 28/03 - 05:12 - Magnitude: 2.2

- 28/03 - 07:35 - Magnitude: 2.5

Em 25 de fevereiro, às 20h44, a Rede Sismográfica Brasileira já havia registrado um tremor de terra magnitude 2.1 mR em Frutal. Três outros, todos de baixa magnitude, foram registrados no mesmo mês, sendo um no dia 23 de fevereiro, com magnitude 2.6 mR

Tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil. Em geral, esses sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre.

Região do Douradinho

Os tremores de terra têm sido percebidos apenas por moradores residentes em um determinado ponto na região do Douradinho. Desde o ano passado, eles relatam estarem ocorrendo sismos, que estão aumentando sua frequência a cada mês. Um deles, inclusive, foi registrado pela Rede Sismográfica Brasileira no dia 14 de dezembro de 2023 e teve magnitude 2.3.

últimas