EDUCAÇÃO
Inaugurado ‘Espaço Maker do SESI’ na escola municipal EMEF Zantedeschi
Inaugurado ‘Espaço Maker do SESI’ na escola municipal EMEF Zantedeschi
Notebooks, impressoras em 3D, máquinas de costura e outras ferramentas para aprendizado
Notebooks, impressoras em 3D, máquinas de costura e outras ferramentas para aprendizado
Da Redação
Na manhã desta sexta-feira, 28, a equipe do SESI-SP esteve em Fernandópolis entregando de forma oficial a terceira sala do ‘Espaço Maker’ que vai funcionar na escola municipal EMEF José Zantedeschi. A sala é um laboratório de fabricação digital para práticas pedagógicas com foco na cultura Maker e em metodologias ativas. Propicia que os estudantes materializem suas ideias, desenvolvam a criatividade e o espírito colaborativo.
O Espaço é o reconhecimento ao notável desempenho do município no Programa de Alfabetização Responsável (PAR) promovido pelo SESI-SP em 2023. A conquista do prêmio, que culminou na ‘sala’, é uma demonstração do comprometimento e da excelência educacional desenvolvida pela administração municipal.
Estruturado com máquinas, equipamentos e recursos do mais alto nível para desenvolvimento e prototipação de projetos, o espaço visa ampliar as experiências de aprendizagem multidisciplinares e interdisciplinares. Conta com notebooks, impressoras em 3D, máquinas de costura, ferramentas, entre outros itens importantes para o aprendizado dos alunos.
“É um espaço incrível que foi montado aqui na escola Zantedeschi. Tenho certeza de que os alunos vão aproveitar e aprender muito nesta sala interativa e tecnológica”, comentou a secretária municipal da Educação, Lucimara Rossato.
O Espaço Maker é o local onde o conhecimento ganha vida, as habilidades técnicas são desenvolvidas e competências socioemocionais como: capacidade de trabalho em equipe, resiliência, comunicação desenvolta e criatividade são desenvolvidas na prática.
“Sem dúvidas uma grande conquista para Fernandópolis, fruto do trabalho dos nossos professores, equipes gestoras e todos que se comprometem com responsabilidade pelo sucesso de nossos estudantes. Que este espaço seja mais uma ferramenta de enriquecimento curricular e, consequentemente, contribua para o desenvolvimento integral de nossas crianças”, destacou o prefeito André Pessuto.
Foto: SeCom