GERAL

Justiça Eleitoral já se prepara para convocação de mesários para as eleições

Justiça Eleitoral já se prepara para convocação de mesários para as eleições

Mesárias e mesários são cidadãos, convocados ou voluntários

Mesárias e mesários são cidadãos, convocados ou voluntários

Publicada há 2 dias

Da Redação

A Justiça Eleitoral já começa a preparar a organização das eleições de 2024. Já está correndo o prazo para publicação de edital contendo os nomes das mesárias e dos mesários designados para atuar nas Eleições Municipais 2024, conforme previsto no calendário eleitoral. 

Até o dia 7 de agosto, a justiça eleitoral deverá publicar edital com os nomes dos eleitores que constituirão as mesas receptoras de votos e de justificativa, bem como das pessoas que atuarão como apoio logístico. 

A convocação abrange o primeiro turno e eventual segundo turno, nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Na região, apenas Rio Preto tem possibilidade de dois turnos para escolher prefeito. Fernandópolis e as demais cidades realizam eleição em turno único.

Mesárias e mesários são cidadãos, convocados ou voluntários, que trabalham na mesa receptora de votos ou de justificativa eleitoral no dia de uma eleição.

Para atuarem como mesário, os eleitores recebem treinamentos específicos e orientações de técnicos da Justiça Eleitoral, que os preparam para atuar no dia das eleições. A cada pleito, são convocadas pessoas maiores de 18 anos e em situação regular na JE para atuar na data da votação. 


últimas