EDUCAÇÃO
Vestibulinho divulga perfil dos aprovados nas Etecs neste semestre
Vestibulinho divulga perfil dos aprovados nas Etecs neste semestre
Maioria das vagas é de jovens de até 23 anos, com renda familiar entre 1 e 5 salários mínimos
Maioria das vagas é de jovens de até 23 anos, com renda familiar entre 1 e 5 salários mínimos
Da Redação
Do total de 36.602 aprovados no Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2024, 53,54% são do sexo feminino, têm até 23 anos (55,64), declaram estar solteiros (79,24%), têm renda familiar entre 1 e 5 salários mínimos (78%) e quase metade diz exercer alguma atividade no mercado de trabalho (51,30%).
Os dados são do relatório socioeconômico elaborado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), instituição responsável pelo processo seletivo das unidades do Centro Paula Souza (CPS), respondido pelos candidatos na inscrição para o exame.
O levantamento ainda evidencia que o Ensino Técnico é uma ferramenta de inclusão, visto que 86,79% dos ingressantes nas Etecs apontaram se enquadrar em um ou nos dois critérios da política afirmativa do CPS, o Sistema de Pontuação Acrescida – que confere acréscimo de nota a candidatos autodeclarados afrodescendentes ou que indicam ter cursado em uma escola pública todo o Ensino Fundamental II.
Entre as razões apontadas pelos aprovados para fazer um curso técnico, destacam-se a melhora no desempenho profissional (29,18%), interesse na área do curso escolhido (18,71%), expectativa em conseguir emprego na área (15,89%) e possibilidade de ascensão na carreira (14,51%). Entre os novos alunos, 48,70% não trabalham, podendo indicar que o curso técnico é visto como uma oportunidade de qualificação.
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em mais de 340 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 91 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).
Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza
Foto: Roberto Sungi