GERAL

SP produz laudos para facilitar ingresso no mercado de trabalho de PCDs

SP produz laudos para facilitar ingresso no mercado de trabalho de PCDs

Mutirão ocorre na sede da UGT, ao lado do Metrô Anhangabaú (saída para a Praça das Bandeiras), até o dia 16 de agosto

Mutirão ocorre na sede da UGT, ao lado do Metrô Anhangabaú (saída para a Praça das Bandeiras), até o dia 16 de agosto

Publicada há 3 meses

Da Redação 

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, deu início ao atendimento às pessoas com deficiência (PCDs) que participam do mutirão do Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI), realizado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) desde o último dia 12.

O evento ocorre na sede da UGT, ao lado do Metrô Anhangabaú (saída para a Praça das Bandeiras), e vai até o dia 16 de agosto, das 8h às 17h, na Rua Formosa, 99, centro de São Paulo.

Dois peritos do Imesc realizam avaliações clínicas e funcionais dos candidatos para determinar suas condições a fim de facilitar o ingresso no mercado de trabalho. “Este mutirão reforça o compromisso do Imesc e das demais entidades envolvidas em promover a inclusão e garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso igualitário às oportunidades no mercado de trabalho”, comentou o superintendente do Imesc, Dr. Edilson José da Costa.

O PEI, gerido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é um programa que visa promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O convênio com o Imesc garante a elaboração de laudos técnicos que atestam a capacidade clínica e funcional dos participantes, assegurando que esses indivíduos possam desempenhar suas funções de maneira eficiente e segura.

Todo o processo pericial do Imesc segue a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e também a Classificação Estatística Internacional de Doenças e de Problemas relacionados à Saúde (CID), ambas da Organização Mundial de Saúde (OMS), exigidas pelo programa Meu Emprego Inclusivo do Estado.

O Programa Meu Emprego Inclusivo é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com quem o Imesc mantém convênio. De junho de 2021 até agosto de 2024, já foram expedidos 3.242 laudos. A iniciativa faz parte do programa estadual Meu Emprego Inclusivo e também conta com a participação do Centro Paula Souza e Sebrae SP. Mais informações no site: www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/

últimas