Da Redação
A carreta bitrem Volvo/Fh 460, apreendida no início da tarde desta terça-feira, 24, carregada com cigarros contrabandeados do Paraguai, era roubada.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a abordagem aconteceu no km 52 da BR-153, em Rio Preto, quando o motorista, ao avistar a viatura, entrou abruptamente em um posto de combustível. Em uma tentativa de fuga, o condutor saiu correndo pela porta do passageiro, mas foi rapidamente alcançado e detido pelos federais.
Durante a abordagem, os policiais descobriram que o veículo havia sido roubado recentemente em Cruzeiro do Oeste-PR e estava com as placas adulteradas. Além do roubo, o condutor admitiu que transportava uma grande carga de cigarros de origem estrangeira, que somavam cerca de 490 mil maços sem documentação fiscal.
O motorista, 45 anos, relatou que carregou a mercadoria em Maringá (PR) e que receberia R$ 2,5 mil pelo transporte, sem saber o destino final, que seria informado durante o trajeto por meio de contatos telefônicos.
O motorista e a carreta roubada foram levados à delegacia de Polícia Federal. O condutor foi preso em flagrante por contrabando (art. 334-A CPB), definido como a importação ou exportação de mercadorias proibidas. A pena prevista para esse crime é de reclusão de dois a cinco anos por contrabando. O caminhão roubado e a carga de cigarros ilegais foram apreendidos pela PRF.