CULTURA

10º Festival de Teatro de Jales tem todos os espetáculos selecionados

10º Festival de Teatro de Jales tem todos os espetáculos selecionados

Evento acontece em outubro no Teatro Municipal

Evento acontece em outubro no Teatro Municipal

Publicada há 2 meses

Fotos: Divulgações

Da Redação

Entre os dias 5 e 30 de agosto estiveram abertas as inscrições para a 10ª edição do Festival Nacional de Teatro de Jales, que vai acontecer no mês de outubro deste ano. Companhias, produtoras, grupos e artistas independentes de todo Brasil se inscreveram, enviando o material de seus espetáculos, trabalhos e ações formativas. Ao todo, foram recebidas 434 inscrições de 21 Estados do Brasil, mais o Distrito Federal.

Agora, o Festival Nacional de Teatro de Jales já tem sua grade de espetáculos confirmados. A Curadoria de Festival teve um árduo trabalho nas últimas semanas, analisando as inscrições, os trabalhos enviados e acaba de divulgar a lista das obras confirmadas para a 10º edição do Festival.

Os espetáculos infantis são:

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS, (Cia Apocalíptica – São José do Rio Preto/SP), BITITA – PARA NÃO ESQUECER (Cênica – São José do Rio Preto/SP), MADAME CURIE (Cia Apocalíptica – São José do Rio Preto/SP), MEMÓRIAS DE MACHADINHO (Cia. Bardos de Teatro – São José do Rio de Preto/SP), MOBY DICK E OS CAÇADORES DE BALEIA (Cia de 2 – São José dos Campos – SP) e O KAMISHIBAI VAI COMEÇAR! (Cia Koi – Lins/SP),

Já os espetáculos adultos serão sete:

AS TRÊS MARIAS (Dupla Companhia – Tatuí/SP), CABEÇA OCA (Cia Talagadá – Itapira/SP), COISAS NOSSAS (Grupo Movimento KIRELA Teatral – Guararapes/SP), LEDORES NO BREU (Cia do Tijolo – São Paulo/SP), LUA VERMELHA (Cia Um do Outro de Teatro – Jundiaí- SP), O SANTO MILAGROSO (Cia do Voo de Teatro – Diadema/SP) e RINOCERONTE 19 (Cia Apocalíptica – São José do Rio Preto/SP)

Os espetáculos de rua selecionados foram:

A BANDA DO JERÔNIMO: UMA INUSITADA BANDA DE UM HOMEM SÓ (Circo Caramba – Americana/SP), A CRUZADA DOS CORAÇÕES PUROS (OU QUEM INVENTOU A GUERRA?) (Cia Variante – Guarulhos / SP), ARIANO – O CAVALEIRO SERTANEJO (Os Ciclomáticos Companhia de Teatro – Rio de Janeiro – RJ), CHARANGA DA TRAMP (Cia Tramp de Palhaços – Jundiaí-SP), COLCHA DE RETALHOS (Cia Boca de Cena – João Pessoa – PB), ENTRE FOLHAS, RAMOS E HISTÓRIAS (Cia Koi – Lins/SP), FUZURFAFA BABAFAZURU (Rosa dos Ventos – Presidente Prudente – SP), JÚLIA (Grupo de Teatro Revirado – Criciúma, SC), MALAZARTE (Casa Realejo de Teatro – Francisco Morato/SP), RISO SHOW (MB Circo – São Pedro/SP) e VIRADO À PAULISTA (Cênica – São José do Rio Preto/SP).

O Festival Nacional de Teatro de Jales tem por objetivo promover o intercâmbio entre grupos teatrais de expressão nacional, estadual e local e o público, destacar e divulgar novos talentos, além de valorizar as artes cênicas e incentivar as manifestações culturais do país. Apostar na arte como instrumento de emancipação humana. E, neste sentido, o teatro é compreendido como elemento de sensibilização, reflexão e transformação. Com essa visão e com os resultados do trabalho realizado pela Escola Livre de Teatro ao longo dos quase 35 anos, o evento é, mais do que nunca, necessário e urgente para atender a demanda de produção e fruição das artes cênicas no município e toda região do noroeste paulista.

O 10° Festival Nacional de Teatro de Jales é uma realização da ECCART, Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro viabilizada pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal e Ministério da Cultura através da Lei Paulo Gustavo e emenda parlamentar destinada pelo Deputado Estadual Paulo Fiorilo.

últimas