OPINIÃO

Artigo: Crônica das Pretas: Sim, nós podemos!

Artigo: Crônica das Pretas: Sim, nós podemos!

Um coletivo de mulheres profissionais pretas

Um coletivo de mulheres profissionais pretas

Publicada há 1 mês

“A única coisa que separa uma mulher negra dos demais são as oportunidades. ”

Viola Davis

Em um atendimento no salão de beleza, o Crônica das Pretas nasceu, a conversa naquele dia foi regada de lembranças e sentimentos que não foi possível segurar as lágrimas, recorda Daniele Galdino – idealizadora do projeto. Ludmila Teodoro também idealizadora do projeto Crônicas das pretas recorda ter pensado: como pode, duas vidas totalmente diferentes sofrerem as mesmas situações negativas e excluidoras relacionadas a questões raciais? Mas, não foi só isso que as motivaram a idealizar algo que hoje alcança tantas mulheres negras. Naquela conversa, enquanto cuidados de beleza mínimos, que por falta de oportunidade, muitas de nós nunca conheceram um salão de beleza, mas que gera tanto empoderamento, as experiências positivas de representatividade, autoaceitação, conhecimento de suas origens e ancestralidade, o sentimento de empatia e o desejo de mudar o cenário racista e machista que ainda insiste em ocorrer prejudicando vidas, o desejo “de contar novas histórias” de sensibilizar pessoas é a forma que encontramos de dizer a essas mulheres um grande Sim, nós podemos!

Essa jornada que só cresce, atualmente é composto por um coletivo de mulheres profissionais pretas que partilham da mesma visão: Dr. Camila Ignácio- Advogada, Aline Dos Anjos - Assistente Social, Ludmila Teodoro Cabelereira e especialista em cabelos afro, Adriele Teodoro - Esteticista e especialista em cuidados com a pele negra e a Professora Pedagoga - Daniele Galdino que se dispõe a fazer acolhidas com escuta qualificada à mulheres negras que vivenciam situações de vulnerabilidade emocional, Socioassistencial, pessoal, familiar e comunitária, direcionando-as a outros projetos parceiros e/ou órgão que posam auxiliá-las em suas demandas, promove eventos sociais afrocentrados e com determinação, talento apoios, parcerias e corações cheios de generosidade, estamos escrevendo uma nova história de esperança e oportunidades para a comunidade. Cada sorriso, cada conquista, é um testemunho vivo do poder transformador do amor, da dedicação e da solidariedade. O projeto, não apenas oferece assistência material, mas também resgata a autoestima, o potencial e a dignidade de cada mulher preta que nos procura, mostrando que juntos somos mais fortes e capazes de superar desafios e construir um mundo melhor. 

Por isso a frase que adotamos como slogan é referência do ex-presidente do EUA Barack Obama:

Yes, we can! (Sim, nós podemos!)

E para você que deseja se unir a nós neste propósito siga o @cronicasdaspretas e chame no direct para maiores informações. Com resiliência e determinação estamos transformando realidades e iluminando o caminho para um futuro mais justo e igualitário.

Por: Crônicas das Pretas

Foto: Lenny Camargo Fotografia

O texto é de livre manifestação do signatário que apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados e não reflete, necessariamente, a opinião do 'O Extra.net'.

últimas